O Impacto da Pandemia na Saúde Mental. Aprenda a lidar com os desafios Psicológicos.

A pandemia coronavírus alastrou-se rapidamente pelo mundo, com ela trouxe um considerável grau de preocupação e medo, na população em geral e em determinados grupos em particular, como idosos, prestadores de cuidados e pessoas com condições de saúde subjacentes.
Em termos de saúde mental pública, o principal impacto psicológico até o momento são taxas elevadas de stress e ansiedade. Mas, ao passo que novas medidas e impactos são introduzidos - especialmente a quarentena e os seus efeitos nas atividades, rotinas ou meios de vida habituais de muitas pessoas, níveis de solidão, depressão, uso nocivo de álcool e drogas e comportamento de auto-agressão ou suicídio, provavelmente, tendem também a aumentar.
Em populações já fortemente afetadas, como a Lombardia, na Itália, questões de acesso e continuidade de serviços para pessoas com condições de saúde mental em desenvolvimento ou existentes também são agora uma grande preocupação, juntamente com a saúde mental e o bem-estar dos trabalhadores da linha de frente.
Como parte da sua resposta à condição da Saúde Mental no âmbito da Saúde Pública, a AlertaMente trabalha com a Plataforma de Política da Saúde da Comissão Europeia e orienta-se, nomeadamente neste tema, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelas Nações Unidas- Inter Agency Standing Committee - Addressing Mental Health and Psychosocial Aspects of COVID-19 Outbreak. Em Portugal, somos continuamente orientados pelo Programa Nacional de Saúde Mental (PNSM) da Direção Geral de Saúde.
-Abril 2020
Recursos Práticos e Ágeis para lidar com a Sua Saúde Mental, escolha a categoria em que se enquadra:
JUNTE-SE A NÓS
Advoga por Melhor Saúde Mental no seu ambiente de trabalho, na sua comunidade, na sociedade? Quer que cada política laboral, económica e social tenha em conta o impacto na sua saúde mental? Quer que todos tenhamos o mesmo acesso a serviços de saúde mental? Quer que a saúde mental e bem-estar seja uma área considerada crucial e transversal a toda a sociedade, incluindo na sua rua, no seu município?