Notícias Saúde Mental
Base Científica e Publicado em Revistas e Jornais da Especialidade
O Impacto da Pandemia na Saúde Mental. Aprenda a lidar com os desafios Psicológicos. 

A pandemia coronavírus alastrou-se rapidamente pelo mundo, com ela trouxe um considerável grau de preocupação e medo, na população em geral e em determinados grupos em particular, como idosos, prestadores de cuidados e pessoas com condições de saúde subjacentes. 

 

Em termos de saúde mental pública, o principal impacto psicológico até o momento são taxas elevadas de stress e ansiedade. Mas, ao passo que novas medidas e impactos são introduzidos - especialmente a quarentena e os seus efeitos nas atividades, rotinas ou meios de vida habituais de muitas pessoas, níveis de solidão, depressão, uso nocivo de álcool e drogas e comportamento de auto-agressão ou suicídio, provavelmente, tendem também a aumentar. 

 

Em populações já fortemente afetadas, como a Lombardia, na Itália, questões de acesso e continuidade de serviços para pessoas com condições de saúde mental em desenvolvimento ou existentes também são agora uma grande preocupação, juntamente com a saúde mental e o bem-estar dos trabalhadores da linha de frente. 

 

Como parte da sua resposta à condição da Saúde Mental no âmbito da Saúde Pública, a AlertaMente trabalha com a Plataforma de Política da Saúde da Comissão Europeia e orienta-se, nomeadamente neste tema, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelas Nações Unidas- Inter Agency Standing Committee - Addressing Mental Health and Psychosocial Aspects of COVID-19 Outbreak. Em Portugal, somos continuamente orientados pelo Programa Nacional de Saúde Mental (PNSM) da Direção Geral de Saúde. 

Recursos Práticos e Ágeis para lidar com a Sua Saúde Mental, escolha a categoria em que se enquadra:

 

Normalmente, em Portugal, 1 em cada 4 Pessoas Sofre de Doença Mental. 

HOJE PRECISAMOS TODOS DE AJUDA

AJUDE AGORA, JUNTE-SE A NÓS. 

 

Já é Nosso Associado? Gostava de contribuir para a continuação do nosso trabalho?

Inscreva-se aqui.

AlertaMente: Associação Nacional para a Saúde Mental

Organização Sem Fins Lucrativos | NIPC: 514877430 | CAE Principal: 94995

© 2018 alertamente.org

All Rights Reserved​