Uma Parceria com a Alerta-Mente é contribuir diretamente para a melhoria substancial da Saúde Mental em Portugal, eliminando preconceitos e tabus, deixando de ser indiferente para passar a ser parte da solução.
A Saúde Mental tem que melhorar substancialmente e muito rápido em Portugal. Os impactos são de tal ordem que 1 em cada 4 Portugueses já sofreram ou sofrem de alguma perturbação mental. Tal tem impactos familiares, económicos e sociais devastadores. Esta situação tem que mudar e rápido.
Cada vez mais, governos tem verbas muito limitadas para um problema de que não se fala. A sua ajuda é critica em duas frentes paralelas, a Promoção do Debate Nacional, falar sobre o tema Saúde Mental de forma transparente e aberta, por forma a que o tema Saúde Mental comece a ter lugar no topo da Agenda Política Nacional- a Saúde Mental é um desafio que afecta milhares de famílias e que necessita de uma resposta política forte e enquadrada na realidade do dia a dia de quem sofre de doenças ou perturbações mentais e da família que, na esmagadora maioria, o ajuda e suporta a todos os níveis de forma privada; e Apoio Financeiro Direto a Famílias, onde a sua ajuda é ainda mais crítica, é no apoio direto a famílias que lutam com dificuldades financeiras para fazer face ás inúmeras limitações com que se deparam diariamente e para as quais não há resposta.
OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS DA ALERTAMENTE E PARCEIROS
A Alerta-Mente está alinhada com o Plano de Ação de Saúde Mental (2013-2020) da Organização Mundial de Saúde (OMS) e com as Linhas de Ação Estratégica para a Saúde Mental e o Bem-Estar na Europa (EU), aprovadas em Bruxelas em Janeiro 2016, sendo que estabeleceu como objectivos estrategicos:
A nossa Network reúne um conjunto de contribuidores de factos científicos e sociais, opiniões e visões de especialistas com pensamento de ponta sobre Saúde Mental.
Cada um deles ajuda-nos a mapear a nossa jornada para que todos, sem exclusão, tenham acesso à Saúde Mental de forma gratuita e de maneira digna.