Organização Sem Fins Lucrativos que tem como objectivo a promoção do Debate Nacional para que a saúde mental passe a ser enquadrada em todas as políticas do domínio público, privado, aos níveis nacional, regional e internacional; o Combate ao Estigma associado ás Doenças Mentais e o Apoio Financeiro ás famílias de pessoas que sofram de perturbações mentais.

Former President Obama On Mental Health

Reduzir o Estigma- Tu Não Estás Sozinho. 

By Former President Obama

Quando 1 em cada 4 portugueses sofre de uma perturbação mental, algo está mal. No momento, não existem respostas a este desafio e Portugal continua a liderar o ranking europeu, sendo o país com mais doenças mentais por habitante e o maior no consumo de antidepressivos.  

Existe em Portugal uma lacuna imensa e intransponível no que se refere à resposta para o diagnóstico e acompanhamento de pessoas com perturbações mentais, a situação agrava-se quando muitos destes doentes são na sua maioria idosos e quando as pressões econômicas  sociais e familiares de hoje são cada vez mais exigentes, juntando à situação a falta de resposta aos cuidado de saúde mental, a situação é actualmente intolerável. 

A AlertaMente promove e fomenta o Debate Nacional sobre o tema Saúde Mental, quer em termos da sua necessidade quer em termos de Educar para a Saúde Mental. O Debate Nacional permitirá demonstrar a necessidade crítica de aumentar o Orçamento Nacional destinado à prevenção e aos cuidados com a saúde mental.

 

Presidente Obama abre uma Conferência Nacional sobre Saúde Mental na Casa Branca. Fala sobre como todos nós podemos trabalhar juntos para reduzir o estigma e ajudar milhões de pessoas que lutam contra problemas de saúde mental a reconhecer a importância de buscar ajuda. 

Numa sociedade que estigmatiza a doença mental, as vítimas e os profissionais, falam e compartilham sua história para ajudar a desmascarar os equívocos que atormentam a ansiedade. Stigma: Anxiety (Documentary) By Thomas Bolt

Preocupada com o fato de que aqueles com problemas mentais podem sentir que estão falhando, Jéssica criou um filme com a Fixers para demonstrar que não há problema em não ficar bem. A Fixers campaign.

Led by Jessica Jayne

Doença mental: O que você vê | O que você não vê

1 em 5 canadenses sofrerão de doença mental em algum momento de suas vidas. Os outros 4 terão um amigo, membro da família ou colega que o fará.

By Neinstein Personal Injury Lawyersand https://www.supportcamh.ca

Capa_edited.jpg

I JORNADAS DA SAÚDE MENTAL DA ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA  

A AlertaMente realiza anualmente as Jornadas da Saúde Mental, num formato dinâmico estas conferências assentes num modelo inovador, contam com a participação ativa do público em geral, figuras de renome de vários sectores, líderes empresariais, profissionais da saúde, políticos, influenciadores, Academia, entre outros atores essências ao debate de ideias e criação de sinergias. São um espaço de networking e de debate público em que o público em geral tem a oportunidade de dialogar em direto com quem de direito, desde deputados da Assembleia Nacional a presidentes e vereadores do Tecido Governativo Local, diretores da Segurança Social, diretores de várias Secretarias de Estado, desde a secretaria de estado da Saúde à Segurança Social, vários órgãos do Plano Nacional para a Saúde Mental, diretores clínicos de hospitais públicos e privados, CEOs de empresas que têm como objetivo colaboradores felizes e motivados,  laboratórios, a Academia, investigadores e cientistas, outras Organizações Não Governamentais na área da Saúde Mental, entre muitas outras partes que se juntam para debater ideias e lançar soluções para um problema que nos afeta a todos, infelizmente sem exceção.

Movimento Cover.png

MOVIMENTO PARA A SAÚDE E BEM-ESTAR

 

Movimento Cívico que promove a Saúde Mental e o Bem-Estar de quem sofre de perturbações mentais temporárias ou permanentes e suas famílias. Contemplando os profissionais de saúde, as suas condições de trabalho, frustração e o seu estado mental perante tal carga. Os cuidadores informais e a sua falta de reconhecimento, exaustão e a capacidade financeira exigida. Entre tantas outras pessoas que por razões diversas precisam de expor e falar e o sistema não oferece esse canal. O canal é este, aqui e agora. Um grupo que se faça ouvir em todas as instâncias necessárias para garantir direitos, prevenir perturbações mentais, desmistificar e acabar com o estigma e tabu, um grupo que pretende criar as condições políticas e sociais para atingirmos o bem-estar para todos. Vamos mudar a conversa?

Image by David Klein

BLOGGERS NETWORK

 

A nossa Network reúne um conjunto de contribuidores de factos científicos e sociais, opiniões e visões de especialistas com pensamento de ponta sobre Saúde Mental. Cada um deles ajuda-nos a mapear a nossa jornada para que todos, sem exclusão, tenham acesso à Saúde Mental de forma gratuita e de maneira digna. 

AlertaMente: Associação Nacional para a Saúde Mental

Organização Sem Fins Lucrativos | NIPC: 514877430 | CAE Principal: 94995

© 2018 alertamente.org

All Rights Reserved​