top of page

A Associação Nacional para a Saúde Mental- AlertaMente fundada em Portugal em Abril de 2018, é uma Organização da Economia Solidária, sem fins lucrativos, apolitica e agente de pressão com capacidade de gerar Debate Público, consciencialização e compreensão do que é Saúde Mental e a necessidade crítica desta em toda a Sociedade. A Associação exerce a atividade de policy-making promovendo o Direito de todos à Prevenção e ao Acesso a Serviços de Saúde Mental e nomeadamente, para que a Saúde Mental passe a ser enquadrada em todas as políticas dos domínios público e privado ao nível nacional e regional.

Se hoje lhe dissessem que 1 em cada 3 dos seus colaboradores está em risco de burnout. Tal fá-lo-ia rever a sua estratégia ao nível dos Recursos Humanos? E as políticas e ações que a empresa pode desenvolver para contrariar esta tendência, estaria interessado? E quanto a um aumento na produtividade?  

A Alerta-Mente promove a iniciativa Melhor Saúde Mental nos Locais de Trabalho, a sua empresa pode juntar-se a nós!​​

A iniciativa Melhor Saúde Mental nos locais de trabalho procura ajudar a reduzir o número de reformas antecipadas e faltas ao trabalho por doença mental, que aumentaram nos últimos anos. A iniciativa promove, em conjunto com o departamento de recursos humanos da organização parceira, a identificação e resolução dos factores de risco psicossocial, promoção de vida saudável e a disponibilização de serviços de saúde mental para os colaboradores que precisem. 

A Alerta-Mente segue a recomendação da União Europeia e com esta iniciativa visa facilitar e intensificar a colaboração política entre a saúde e o sector privado por forma a criar estratégias e maximizar sinergias que visem a Promoção da Saúde Mental.

SINERGIAS | PROGRAMA | PARCERIAS 

Este ano estão disponiveis três formas de doação dedicadas a parceiros do setor privado. Tais pacotes de Doação incluem beneficios diretos para a empresa, sendo que qualquer um destes poderá ser parte total ou integrante da estrategia do departamento de Recursos Humanos e departamentos de Marketing e comunicação, selecione em baixo a área de actuação que mais interessa á sua organização.

Image by Al ghazali

A Alerta-Mente promove a iniciativa Melhor Saúde Mental nos Locais de Trabalho, a sua empresa pode juntar-se a nós!​​

A principal recomendação da UE é a intensificação da colaboração política entre a saúde e o trabalho para a criação de estratégias que envolvam as empresas.

 

É uma forma de combater as reformas antecipadas e faltas ao trabalho por doença mental, que aumentaram nos últimos anos. Querem que haja a identificação e combate aos fatores de risco psicossocial, promoção de vida saudável e serviços de saúde disponíveis para os trabalhadores que precisem. 

O Programa Melhor Saúde Mental nos locais de trabalho procura ajudar a reduzir o número de reformas antecipadas e faltas ao trabalho por doença mental, que aumentaram nos últimos anos. A iniciativa promove, em conjunto com o departamento de Recursos Humanos da organização parceira, a identificação e resolução dos fatores de risco psicossocial e a promoção de vida saudável.

Group Students Smilling

A Cooperativa do Bem-Estar, tem como objetivo disponibilizar “Saúde Mental para Todos”, onde todos, incluindo os mais desfavorecidos e excluídos, podem receber apoio psicossocial.

Para o desenvolvimento da Cooperativa do Bem-Estar foram estabelecidos acordos entre a AlertaMente, os seus Associados, organizações da Economia Solidária Portuguesa e entidades do Governo Local. Não deixando de elogiar cada profissional independente que se envolve nestes projetos, através de parcerias com a AlertaMente, juntando a sua dedicação e esforço à Promoção, Prevenção, Diagnóstico e Tratamento da Saúde Mental em Portugal. 

A Cooperativa trabalha em várias Áreas, algumas destas iniciadas pela AlertaMente, outras para as quais fomos convidados a integrar e assim maximizar sinergias mas todas estas têm em comum a disponibilização de serviços de saúde Mental ao maior numero de pessoas- Saúde Mental para Todos.

logo.jpg

A Parceria Estratégica acontece quando duas organizações ou mais, têm objectivos ou sinergias em comum. A Alerta-Mente procura sempre estabelecer este tipo de parceria que serve, por norma, temáticas específicas dentro do grande tema que é a Saúde Mental. 

Por favor contate-nos para que as nossas organizações se conheçam e percebam como maximizar tais sinergias. 

Image by Adam Jang

 #CAMPANHA PELA SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR

Image by Ben White

COMBATE AO ESTIGMA

jordan-whitfield-112404-unsplash.jpg

SAÚDE MENTAL NO TRABALHO 

bottom of page