top of page

A Associação Nacional para a Saúde Mental- AlertaMente fundada em Portugal em Abril de 2018, é uma Organização da Economia Solidária, sem fins lucrativos, apolitica e agente de pressão com capacidade de gerar Debate Público, consciencialização e compreensão do que é Saúde Mental e a necessidade crítica desta em toda a Sociedade. A Associação exerce a atividade de policy-making promovendo o Direito de todos à Prevenção e ao Acesso a Serviços de Saúde Mental e nomeadamente, para que a Saúde Mental passe a ser enquadrada em todas as políticas dos domínios público e privado ao nível nacional e regional.

Quando 1 em cada 4 portugueses sofre de uma perturbação mental, algo está mal. No momento, não existem respostas a este desafio e Portugal continua a liderar o ranking europeu, sendo o país com mais doenças mentais por habitante e o maior no consumo de antidepressivos.  

Existe em Portugal uma lacuna imensa e intransponível no que se refere à resposta para o diagnóstico e acompanhamento de pessoas com perturbações mentais, a situação agrava-se quando muitos destes doentes são na sua maioria idosos e quando as pressões econômicas  sociais e familiares de hoje são cada vez mais exigentes, juntando à situação a falta de resposta aos cuidado de saúde mental, a situação é actualmente intolerável. 

A AlertaMente promove e fomenta o Debate Nacional sobre o tema Saúde Mental, quer em termos da sua necessidade quer em termos de Educar para a Saúde Mental. O Debate Nacional permitirá demonstrar a necessidade crítica de aumentar o Orçamento Nacional destinado à prevenção e aos cuidados com a saúde mental. 

Image by Adam Jang

 #CAMPANHA PELA SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR

Image by Ben White

COMBATE AO ESTIGMA

jordan-whitfield-112404-unsplash.jpg

SAÚDE MENTAL NO TRABALHO 

bottom of page