top of page

A Associação Nacional para a Saúde Mental- AlertaMente fundada em Portugal em Abril de 2018, é uma Organização da Economia Solidária, sem fins lucrativos, apartidária e agente de pressão com capacidade de gerar Debate Público, consciencialização e compreensão do que é Saúde Mental e a necessidade crítica desta em toda a Sociedade. A Associação exerce a atividade de policy-making promovendo o Direito de todos à Prevenção e ao Acesso a Serviços de Saúde Mental e nomeadamente, para que a Saúde Mental passe a ser enquadrada em todas as políticas dos domínios público e privado ao nível nacional e regional.

Tem como principal objetivo refletir sobre as necessidades presentes ao nível da saúde mental dos cidadãos portugueses e residentes, por modo a que estas constem articuladamente, de forma transversal e multidisciplinar, numa resposta política Nacional.
 
Na atualidade, a situação agravasse dia para dia, a urgência dita que esta matéria conste no topo das prioridades da agenda política nacional.
 
Hoje em dia, em que existem vários pontos de pressão cada vez mais difíceis de conciliar e gerir, como a pressão financeira, pressão profissional, a pressão familiar e social, com a pressão demográfica a agravar a situação visto uma população envelhecida que requer um cuidado redobrado na prevenção e no cuidado continuado, é necessário falarmos e revermos planos por modo a respondermos ás necessidades reais.
Por modo a exercer e a dar a exercer um Direito que nos assiste a todos a AlertaMente promove o Debate Público e o “Fazer Política Participativa, Policy Making, cujo objetivo é, partindo de um ponto de vista social para o científico e político, dar voz à sociedade civil.

A AlertaMente realiza anualmente as Jornadas da Saúde Mental, num formato dinâmico estas conferências assentes num modelo inovador, contam com a participação ativa do público em geral, figuras de renome de vários sectores, líderes empresariais, profissionais da saúde, políticos, influenciadores, Academia, entre outros atores essências ao debate de ideias e criação de sinergias. São um espaço de networking e de debate público em que o público em geral tem a oportunidade de dialogar em direto com quem de direito, desde deputados da Assembleia Nacional a presidentes e vereadores do Tecido Governativo Local, diretores da Segurança Social, diretores de várias Secretarias de Estado, desde a secretaria de estado da Saúde à Segurança Social, vários órgãos do Plano Nacional para a Saúde Mental, diretores clínicos de hospitais públicos e privados, CEOs de empresas que têm como objetivo colaboradores felizes e motivados,  laboratórios, a Academia, investigadores e cientistas, outras Organizações Não Governamentais na área da Saúde Mental, entre muitas outras partes que se juntam para debater ideias e lançar soluções para um problema que nos afeta a todos, infelizmente sem exceção.

Todas as possíveis decisões políticas devem ter em conta os efeitos e impactos que as medidas podem ter na saúde mental da população. É também fundamental gerar mais conhecimento sobre saúde mental para que consigamos reduzir o fosso que existe entre a tomada de decisão e o impacto destas.

bottom of page