Organização Sem Fins Lucrativos que tem como objectivo a promoção do Debate Nacional para que a saúde mental passe a ser enquadrada em todas as políticas do domínio público, privado, aos níveis nacional, regional e internacional; o Combate ao Estigma associado ás Doenças Mentais e o Apoio Financeiro ás famílias de pessoas que sofram de perturbações mentais.

A Alerta-Mente colabora com parceiros do setor público no âmbito da promoção das metas para a Saúde Pública, a atingir até 2020.  

O Relatório do Programa Nacional para a Saúde Mental 2017 (RPNSM), documento que faz um ponto de situação sobre a Saúde Mental em Portugal em 2016, mostra que as metas a atingir são ambiciosas.

 

A Alerta-Mente propõe-se a colaborar com parceiros do setor Público no âmbito da promoção destas metas e no esforço conjunto para o alcance destas metas até 2020. 

RELATORIO DO PROGRAMA NACIONAL PARA A SAÚDE MENTAL

Principais conclusões

Criar Equipas Comunitárias de Saúde Mental em todos os serviços locais

Articulação com os cuidados de saúde primários;

Criar unidades de internamento para adultos em todos os hospitais gerais com serviços de saúde mental;

Apoiar a formação de mais psiquiatras da infância e adolescência e a existência de outros profissionais com quem trabalhem em equipa:​ Enfermeiros; Psicólogos clínicos; Assistentes sociais.

Aumentar a integração em programas de reabilitação psicossocial de doentes mentais graves (adultos e crianças/adolescentes);

Apoiar e reforçar a implementação da Rede de Cuidados Continuados de Saúde Mental;

Revisitar o modelo de gestão dos serviços de saúde mental.

Metas para 2020

Aumentar em 25 % o registo das perturbações mentais nos cuidados de saúde primários;

Inverter a tendência da prescrição de medicamentos para o tratamento da ansiedade, na população, através da sua estabilização;

Apoiar a criação de 1.500 lugares para adultos e 500 para crianças/adolescentes em Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental;

Aumentar em 30% o número de ações no âmbito dos programas de promoção da saúde mental e de prevenção das doenças mentais, desenvolvidos pelo Plano Nacional de Saúde Mental.

AlertaMente: Associação Nacional para a Saúde Mental

Organização Sem Fins Lucrativos | NIPC: 514877430 | CAE Principal: 94995

© 2018 alertamente.org

All Rights Reserved​