top of page
Notícias Saúde Mental
Base Científica e Publicado em Revistas e Jornais da Especialidade
O Impacto da Pandemia na Saúde Mental. Aprenda a lidar com os desafios Psicológicos. 

Profissionais de Saúde 

Doctors.png

Sentir-se pressionado é uma experiência provável para si e muitos de seus colegas.
É bastante normal estar a sentir-se assim na situação atual. O stress e os sentimentos associados não são de modo algum um reflexo de que não pode fazer o seu trabalho ou que é fraco. Gerir a sua saúde mental e bem-estar psicossocial durante este período é tão importante quanto gerir a sua saúde física.
 

Somente cada um, e provavelmente enquanto profissional de saúde está melhor "equipado", pode perceber como pode aliviar o stress e não deve evitar manter-se psicologicamente bem. Isto não é uma corrida, é uma maratona. Aqui, na AlertaMente, vocês já ganharam, já saltaram barreiras que não achávamos possíveis. O nosso muito obrigado!

Caro Médico, Enfermeiro, Analista, socorrista do INEM, Bombeiro...Tome conta de si! Tente usar estratégias úteis, como garantir recursos de energia suficientes, descansar o mais possível e mesmo entre turnos, comer alimentos suficientes e saudáveis, praticar atividades físicas e manter contato com familiares e amigos- dando-lhe o conforto que merece. Evite usar estratégias inúteis para fazer face ao stress, como uso de tabaco, álcool ou outras substâncias legais. A longo prazo, tal pode trazer consequências ao nível do bem-estar mental e físico.

 

O surto de COVID-19 é um cenário único e sem precedentes para muitos trabalhadores da área médica, particularmente se estes não estiveram envolvidos em respostas semelhantes. Estratégias que tenha usado no passado, em situações difíceis, podem beneficiá-lo agora. Vocês são, provavelmente, quem melhor sabe disto. O nosso trabalho aqui é garantir-vos que não estão sozinhos e que estamos cá para vos relembrar mesmo quando tudo parece não ter fim, quando o abismo é a única visão e o caos diário uma realidade, estamos cá para vos lembrar que em muitos momentos da vossa carreira já viram, isoladamente- aquele caso ou o outro em que foi difícil lidar, manter o foco e dormir nessa noite- São estas virtudes e sabedoria que vos queremos lembrar agora. Mantenham-se firmes do ponto de vista psicológico, isto vai passar e vocês são os nossos atores principais- A quem devemos tudo.
 

Infelizmente, alguns trabalhadores da área da saúde podem evitar a família ou a comunidade devido ao estigma ou medo. Isso pode tornar uma situação já desafiadora muito mais difícil. Se possível, permaneça conectado com os seus, seja por que via for.  Partilhe com os seus colegas, superiores ou outras pessoas do seu ciclo por forma a obter suporte social – os seus colegas podem estar a vivenciar experiências semelhantes.
 

Saiba como fornecer suporte a pessoas afetadas pelo COVID-19 e saiba como vincular com recursos disponíveis. Isto é especialmente importante para quem precisa de saúde mental e apoio psicossocial. O estigma associado aos problemas de saúde mental pode causar relutância em procurar apoio tanto para o COVID-19 quanto para as condições de saúde mental. O Guia de Intervenção humanitária de emergência, inclui orientações clínicas para abordar condições prioritárias de saúde mental e é projectado para uso por profissionais de saúde em geral.
 

Oriente todos aqueles intervenientes na área médica e afins, incluindo enfermeiros, motoristas de ambulância, voluntários, identificadores de casos, professores, líderes comunitários e trabalhadores em quarentena, sobre como fornecer apoio emocional e apoio prático às pessoas afetadas usando Primeiros Socorros Psicológicos.

 

Em Portugal, 1 em cada 4 Pessoas Sofre de Doença Mental. 

HOJE PRECISAMOS TODOS DE AJUDA

AJUDE AGORA, JUNTE-SE A NÓS. 

 

Já é Nosso Associado? Gostava de contribuir para a continuação do nosso trabalho?

Inscreva-se aqui.

bottom of page