Notícias Saúde Mental
Base Científica e Publicado em Revistas e Jornais da Especialidade
O Impacto da Pandemia na Saúde Mental. Aprenda a lidar com os desafios Psicológicos. 

População em Geral

O COVID-19 afetou e é provável que afete pessoas de muitos países, em muitas localizações geográficas. Ao referir-se a pessoas com COVID-19, não associe a doença a nenhuma etnia ou nacionalidade. Seja empático com todos aqueles que são afetados, sejam estes de que país forem. As Pessoas afetadas pelo COVID-19 não fizeram nada de errado e merecem o nosso apoio, compaixão e bondade.
 

Não se refira às pessoas com a doença como “casos COVID-19”, “vítimas”, “famílias COVID-19” ou "Os doentes". Estes são “pessoas que têm COVID-19”, “pessoas que estão a ser tratadas por COVID-19 "ou" pessoas que estão em recuperação do COVID-19 "e depois de se recuperem a sua vida continuará, com os seus empregos, famílias e entes queridos. É importante separar uma pessoa de ter uma identidade definida pelo COVID-19, por forma a reduzir o estigma.

Minimize o tempo que passa a ver, ler ou ouvir notícias sobre o COVID-19 que o fazem sentir ansioso ou angustiado; procure informações apenas de fontes confiáveis ​​e principalmente para que possa ter a disponibilidade mental para preparar planos e proteger-se, a si e aos seus. Procure atualizações de informações em horários específicos durante o dia, uma ou duas vezes. O repentino e quase constante fluxo de notícias sobre o surto pode fazer com que se sinta preocupado e ansioso. Obtenha os factos; não rumores e desinformação. Reunir informações em intervalos regulares no site da OMS e na Plataforma da DGS pode ajudá-lo a distinguir factos de rumores. Os factos podem ajudar a minimizar medos.
 

Proteja-se e seja solidário com os outros. Ajudar outras pessoas num momento de necessidade pode beneficiar tanto a pessoa que recebe apoio quanto quem o presta. Por exemplo, verifique por telefone os vizinhos ou pessoas da sua comunidade que precisam de assistência extra. Ao trabalharmos enquanto comunidade pode ajudar a criar solidariedade e abordar o COVID-19 numa melhor perspectiva e juntos.
 

Encontre oportunidades para amplificar histórias positivas e esperançosas e imagens positivas de pessoas locais que experienciaram o COVID-19. Por exemplo, histórias de pessoas que se recuperaram ou que apoiaram um ente querido e está disposto a compartilhar a sua experiência.
 

Honre os prestadores de cuidados e profissionais de saúde que prestam apoio às pessoas afetadas pelo COVID-19 na sua comunidade. Reconheça o papel que estes desempenham em salvar vidas e em manter os seus em segurança.

 

Em Portugal, 1 em cada 4 Pessoas Sofre de Doença Mental. 

HOJE PRECISAMOS TODOS DE AJUDA

AJUDE AGORA, JUNTE-SE A NÓS. 

 

Já é Nosso Associado? Gostava de contribuir para a continuação do nosso trabalho?

Inscreva-se aqui.

AlertaMente: Associação Nacional para a Saúde Mental

Organização Sem Fins Lucrativos | NIPC: 514877430 | CAE Principal: 94995

© 2018 alertamente.org

All Rights Reserved​