top of page
Notícias Saúde Mental
Base Científica e Publicado em Revistas e Jornais da Especialidade
O Impacto da Pandemia na Saúde Mental. Aprenda a lidar com os desafios Psicológicos. 

Crianças 

undraw_children_4rtb.png

Ajude as crianças a encontrar maneiras positivas de expressar sentimentos como medo e tristeza. Toda criança tem a sua própria maneira de expressar emoções. Às vezes, participar numa atividade criativa, como jogar ou desenhar pode facilitar esse processo. As crianças sentem-se aliviadas se conseguirem expressar e comunicar os seus sentimentos num ambiente seguro e solidário.

 

Mantenha as crianças próximas dos pais e da família, se considerado seguro, e evite separar as crianças dos seus cuidadores diários tanto quanto possível. Se uma criança precisar de ser separada de seu principal cuidador, é crucial garantir que são oferecidos cuidados alternativos adequados e que um assistente social ou equivalente acompanha regularmente a criança. Além disso, garanta que durante os períodos de separação, existe contato regular com os pais

e responsáveis, como telefonemas ou videochamadas agendadas duas vezes ao dia ou outra comunicação apropriada à idade (por exemplo, videochamada).

 

Mantenha rotinas familiares na vida diária, tanto quanto possível, ou crie novas rotinas, especialmente se as crianças tiverem que ficar em casa. Proporcione atividades apropriadas para a idade, incluindo atividades dedicadas á aprendizagem. Sempre que possível, incentive as crianças a continuarem a brincar e socializar, mesmo que apenas dentro da família, quando aconselhados a restringir o contato social.

Em tempos de stress e crise, é comum que as crianças busquem mais apego e sejam mais exigentes para com os pais. Discuta o COVID-19 com os seus filhos de maneira honesta e apropriada para a idade. Se os seus filhos tiverem preocupações, abordá-las juntos pode aliviar a ansiedade. As crianças vão observar o comportamento e as emoções dos adultos em busca de dicas sobre como gerir as suas próprias emoções durante tempos difíceis.
 

Alguns Exemplos práticos:

  • Jogos de lavar as mãos com rimas.

  • Estórias imaginárias sobre o vírus que exploram e ensinam sobre o corpo humano.

  • Faça da limpeza e desinfecção da casa um jogo divertido.

  • Desenhar o vírus / micróbios que serão coloridos por crianças.

  • Explicar o equipamento de proteção individual (EPI) às crianças para que elas não tenham medo.

Conselhos adicionais estão disponíveis aqui nos nossos colegas que dedicam inteiramente a sua missão a crianças Coronavirus? Comic – Save the Children, no Reino Unido.

Em baixo uma sessão de meditação para ajudar os pequeninos a dormir!

 

Em Portugal, 1 em cada 4 Pessoas Sofre de Doença Mental. 

HOJE PRECISAMOS TODOS DE AJUDA

AJUDE AGORA, JUNTE-SE A NÓS. 

 

Já é Nosso Associado? Gostava de contribuir para a continuação do nosso trabalho?

Inscreva-se aqui.

bottom of page