top of page

A Associação Nacional para a Saúde Mental- AlertaMente fundada em Portugal em Abril de 2018, é uma Organização da Economia Solidária, sem fins lucrativos, apolitica e agente de pressão com capacidade de gerar Debate Público, consciencialização e compreensão do que é Saúde Mental e a necessidade crítica desta em toda a Sociedade. A Associação exerce a atividade de policy-making promovendo o Direito de todos à Prevenção e ao Acesso a Serviços de Saúde Mental e nomeadamente, para que a Saúde Mental passe a ser enquadrada em todas as políticas dos domínios público e privado ao nível nacional e regional.

Logowebsite_Inscrições.jpg

ORADORES

A Promoção da Saúde Mental em Contexto Laboral

Desafios Atuais e Novas Respostas

6 Maio 2021 no ISCTE– Instituto Universitário de Lisboa

Auditório B2.03 

SESSÃO DE ABERTURA

1519991140412.jpg

Conselho Criativo, Associação Nacional para a Saúde Mental | Moderadora

Integrou o Conselho Criativo da Associação Nacional em 2020. Moderou o último Fórum Nacional de Saúde Mental do Programa Nacional para a Saúde Mental- DGS em Outubro 2020.  

Em teatro, das centenas de peças que interpretou destacam-se: Assim também eu! de Gustavo Rubim (2010-2015); protagonizou a peça A Arte do Crime pela Companhia Teatral do chiado, encenação de Juvenal Garces (2008). Co-protagonizou a peça A Visão de Amy de David Hare, Encenação de Carlos Avilez (2007). Protagonizou a peça Inês de Portugal de Alejandro Casona, Encenação de Carlos Avilez pelo Teatro Experimental de Cascais (2006).  O Vento nas Ramas do Sassafrás de Reneé de Obaldia, com a personagem Pamela Rockfeller, Encenação de Carlos Avilez, Pelo Teatro Experimental Cascais. Elenco na peça Sonho de Uma Noite d Verão, de William Shakespeare com a personagem Hipólita, Encenação De Carlos Avilez, pelo Teatro Experimental de Cascais. Protagonizou a peça A casa da Boneca de Henrik Ibsen com a personagem Nora Helmer, Encenação de Juvenal Garçês, pela Companhia Teatral do Chiado. Co-protagonizou a peça O Mocho e a Gatinha de Bill Manhoff, com a personagem Dora Taborda, Encenação de Juvenal Garçês, pela Companhia Teatral do Chiado (2003-2005). Elenco na peça O Rapaz de Bronze, de Sophia de Mello Breyner Andresen, Encenação de Elsa Branco, pelo Grupo de Teatro Alternativo (2003). Elenco na peça  O Poder da Górgone, de Peter Shaffer, Encenação de Manuel Coelho, no Teatro Nacional D.Maria II. Para além de muitas outras. Em televisão, destacam-se a novela Rebelde Way (SIC); a série Juvenil Chiquititas com a personagem Susana (SIC); a série Liberdade 21 (RTP). A novela O Último Beijo com a personagem Alice (TVI). Participou em várias séries como Cory na Casa Branca (Disney Channel). Série Zombie Hotel (RTP). Série “Moby Dick” (RTP). Série História das Virtudes (RTP). Serie Rebeld Way (RTP 2008-2009). Em cinema, Protagonizou o filme Love in The Age of Fear no Reino Unido (2017) e em Portugal Participou no filme O Mal (2008). Prémios: Prémio Bernardo Santareno de Teatro na categoria Atriz Revelação (2007).

TA_Foto3_edited.jpg

Diretora Executiva, Associação Nacional para a Saúde Mental | Telma Almeida

 

Iniciou a sua carreira no terceiro setor no Reino Unido em 2007 no International Year of Planet Earth (IYPE), programa da UNESCO para a sustentabilidade, onde integrou o Comité de Desenvolvimento Científico tendo aqui cogerido 80 Comités Nacionais e a Rede Internacional de Académicos e Cientistas nas várias áreas da sustentabilidade. Em 2010 integra o cargo de Diretora de Desenvolvimento do Planet Earth Institute- UK (PEI), ONG focada na Independência Científica Africana, tendo aqui ocupado vários cargos, terminou o seu contributo em 2017 no cargo de Diretora de Relações Governamentais Africanas. Em 2017 regressa a Portugal, cofunda a Associação Nacional para a Saúde Mental- AlertaMente (2018), onde atualmente é Diretora Executiva do Conselho de Administração. Formada em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa, especializou-se em Marketing na Universidade de Roma- La Sapienza (2005-06). É membro do Board da Mental Health Global Alliance, membro do Chartered Institute of Marketing e da English Speaking Union no Reino Unido. 

PAINEL I  CONTEXTUALIZAÇÃO DOS DESAFIOS ATUAIS E O SEU IMPACTO NA SAÚDE MENTAL DA POPULAÇÃO ATIVA

MX-%2520Photo_edited_edited.jpg

Diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental | Miguel Xavier

Presidente do Conselho Científico da NOVA Medical School- Faculdade de Ciências Médicas e Professor catedrático de Psiquiatria e Saúde Mental. Chefe de Serviço de Psiquiatria do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de S. Francisco Xavier, CHLO. Coautor do Plano Nacional de Saúde Mental. Diretor Nacional do Programa Nacional para a Saúde Mental (PNSM/DGS).

AnteroFernandes-Foto.jpg

Diretor de Serviço dos Cuidados Intensivos do Hospital Garcia de Orta | Antero Fernandes

Doutor em Ciências Médicas pela Universidade do Porto. Professor Associado Convidado da Universidade da Beira Interior. Especialista em Medicina Interna, Medicina Intensiva, Competência em Emergência Médica. European Diploma in Intensive Care pela European Sociey of Intensive Care. Assistente Hospitalar Graduado Sénior de Medicina Interna / Medicina Intensiva. Diretor do Serviço de Medicina Intensiva do Hospital Garcia de Orta-E.P.E. Diretor Clínico Adjunto para a Área de Urgência, Emergência e Medicina Intensiva do Hospital Garcia de Orta-E.P.E. Past-President da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos.

Maria do Carmo_ Foto.png

Coordenadora Regional de Saúde Mental da Região do Algarve; Diretora do Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, Unidade de Portimão | Maria do Carmo Cruz

Psiquiatra, exerceu funções em Coimbra, Hospital Sobral Cid  de 1991 a 2008. Diretora de serviço de Hospital Dia durante 10 anos.

Fundadora das Consultas de Sexologia Clínica e Cognitivo-Comportamental do Hospital Sobral Cid.

Formação específica  em Psicodrama; Terapia Familiar Sistémica; Terapia cognitivo – comportamental; Psicossomática e Sexologia Clínica.

Formadora da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar Sistémica de 1999 a 2006.

Faz parte de várias Sociedades Científicas. Membro do Conselho Disciplinar da Ordem dos Médicos do Centro de 2000 a 2007.

Desde 2008 a exercer  funções no Centro Hospitalar Universitário do Algarve, Unidade de Portimão, como Assistente Graduada Sénior. 

Desde 2017, Diretora do Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar Universitário do Algarve Unidade de Portimão, Coordenadora Regional de Saúde Mental da ARS Algarve e Membro da Coordenação Regional de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental do Algarve.

Teresa%20Maia-%20Foto_edited.jpg

Coordenadora Regional de Saúde Mental da Região de Lisboa e Vale do Tejo, Diretora do Serviço de Psiquiatria do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca | Teresa Maia

Chefe de Serviço de Psiquiatria. Diretora do Departamento de Saúde Mental do Hospital Prof Doutor Fernando Fonseca. Professora Convidada na Escola Nacional de Saúde Pública. Coordenadora Regional de Saúde Mental da ARSLVT.

PAINEL II NOVAS METODOLOGIAS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

CatarinaRom%25C3%25A3oGon%25C3%25A7alves

Secretária Geral Adjunta da Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros | Catarina Romão Gonçalves

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Autora, produtora, atriz, encenadora e diretora de diversos projetos culturais. Curso de Gestão de Programação Artística desenvolvido pela Culturgest / Ministério da Cultura (1998).Também em 1998 passa a integrar os quadros da Fundação INATEL – Teatro da Trindade.

Em 2005 assume, a convite da Câmara Municipal do Montijo, a direção do Cinema Teatro Joaquim de Almeida, cargo que ocupa até 2009.

Já em 2009 assume as funções de Diretora-Adjunta do Teatro da Trindade - Fundação Inatel, em Lisboa cargo que ocupa até 2013.

É desde 2013 Secretária-Geral Adjunta da Presidência do Conselho de Ministros. No âmbito das suas funções inclui-se, para além da representação do Estado Português em organismos internacionais, o apoio direto a diversos membros do Governo, respetivos Gabinetes e entidades da administração pública central. Integra a Estrutura de Missão para as Comemorações dos 500 anos da Circum – Navegação e a Comissão do Projeto Nunca Esquecer – Memória do Holocausto, bem como diversos projetos no âmbito do Plano de Trabalho Colaborativo da AP.

Tem na construção de redes de conhecimento, na relação da Arte com a Ciência, nas políticas de bem-estar laboral, individual e social, no robustecimento da literacia para a democracia, de uma cidadania ativa e participativa e de promoção da cultura, as suas áreas de superior interesse.

MariaFernandaCampos_foto.jpg

Subinspetora-Geral da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) | Maria Fernanda Campos

Inspetora do Trabalho desde 1996, exercia advocacia antes dessa data. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) e Pós Graduada em Direito do Trabalho pelo Instituto de Direito das Empresas e do trabalho, da FDUC.

Foi Diretora do Centro Local do Grande Porto. Desde janeiro de 2018 é Subinspetora geral da ACT, exercendo atualmente as funções de inspetora geral, em regime de suplência.

NunoSim%C3%B5es_Foto_edited.jpg

Diretor de Human Capital Performance da PwC | Nuno Simões

Human Capital Director da PwC Portugal, Cabo Verde e Angola.
Licenciado em Sociologia do Trabalho na especialização de Planeamento de Pessoal, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, é  apaixonado pelas pessoas e pela área de Recursos Humanos.
Ao longo de 21 anos de carreira teve a oportunidade de trabalhar nesta área em multinacionais como o Grupo Auchan , o Grupo Daimler Mercedes Benz e o Grupo Compass Eurest Portugal, além da PwC , onde exerce desde o início de 2016. Estas diferentes experiências permitiram-lhe adquirir competências diversas e a capacidade de delinear e implementar políticas de recursos humanos adaptadas às reais necessidades, ambições e desafios das organizações e das suas pessoas.

PAINEL III GERIR E ANTECIPAR RISCOS DE SAÚDE MENTAL E MANTER A PRODUTIVIDADE

Raquel Varela.jpg

Investigadora do Observatório para as Condições de Vida da Universidade Nova de Lisboa | Raquel Varela

Historiadora, investigadora e professora universitária com agregação, Universidade Nova de Lisboa. Em 2020 foi a primeira agraciada com a bolsa Simone Veil da Universidade de Munique. É uma das mais importantes divulgadoras de ciência no país.

Autora e coordenadora de 34 livros sobre história do trabalho, do Estado Social, de Portugal, da Europa, do movimento operário e história global. Publicou como autora 71 artigos em revistas com arbitragem científica, na área da história, sociologia, educação, economia, serviço social e ciência política. Autora de 74 capítulos publicados em livros em Portugal, EUA, Reino Unido, França, Brasil, Espanha, Hungria, Grécia e França. Fez 158 palestras por convite realizadas em mais de 50 instituições nacionais e estrangeiras. Coordena 17 projetos nacionais e internacionais financiados. Orienta 12 pós-doutoramentos, doutoramentos, mestrados e bolsas sandwich.

Jose%CC%81-Manuel-Rocha-Nogueira-150x150

Programa Nacional de Saúde Ocupacional | José Manuel Rocha Nogueira

Médico especialista em saúde pública com o grau de assistente graduado sénior. 

Responsável pela coordenação da Área Funcional de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Saúde Pública da ARS Norte, IP, desde Junho de 2007.

Coordenador do Programa Nacional de Saúde Ocupacional na Direcção-Geral da Saúde desde 1 de Dezembro de 2017.

Docente convidado em várias instituições. Formador em ações de formação nas áreas de Saúde Ambiental e de Saúde Ocupacional.

Autor de inúmeras comunicações em reuniões científicas, nacionais e internacionais.

PedroAlvesMoura_Foto.jpg

Psiquiatria do Trabalho na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo | Pedro Alves De Moura

Médico Psiquiatra. Médico do Trabalho. Competência em Medicina Aeronáutica.

Coordenador do programa ProGeRPsi (Programa de gestão integrada dos riscos psicossociais nos profissionais da ULSBA) no Departamento de Psiquiatria e Saúde mental da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) em Beja

Co-chair, World Psychiatric Association section on Occupational Psychiatry 

Anterior representante nacional no painel Military Mental Health do Committee of the Chiefs of Military Medical Services in NATO (COMEDS).

Flight surgeon na Base Aérea nº11, Força Aérea Portuguesa, em Beja.

Carla%2520Baptista%2520FOTO_edited_edite

Psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde & Psicologia do Trabalho e Organizações| Carla Madaleno

Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia do Trabalho e das Organizações. Detentora de formação especifica em Avaliação Psicológica, Saúde Ocupacional, Coaching Psicológico, certificada com Certificado Europeu de Psicologia Europsy (clinical and Health | Work & Organisation), como formadora profissional pelo IEFP e Técnica Superior de Segurança e Saúde no Trabalho pela ACT. Pertence aos quadros da AP, tendo exercido funções em vários organismos públicos, sendo que nos últimos anos está dedicada ao exercício da clínica privada e da consultadoria. Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

SESSÃO DE ENCERRAMENTO

Paula%2520Domingos_foto_edited_edited.jp

Assessora do Programa Nacional de Saúde Mental da Direção- Geral da Saúde | Paula Domingos

Paula Domingos é licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (1992). Recebeu o Prémio BIAL de Medicina Clínica 1992 em co-autoria do estudo “Os Filhos dos Toxicodependentes, Novo Grupo de Risco Bio-Psico-Social”. 

É Mestre em Política Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (2016).

Exerce a sua atividade profissional na área da Saúde Mental desde 1993, tendo trabalhado no sector social e privado.

Atualmente, faz parte da equipa de Assessores do Programa Nacional para a Saúde Mental.

bottom of page