top of page

A Associação Nacional para a Saúde Mental- AlertaMente fundada em Portugal em Abril de 2018, é uma Organização da Economia Solidária, sem fins lucrativos, apolitica e agente de pressão com capacidade de gerar Debate Público, consciencialização e compreensão do que é Saúde Mental e a necessidade crítica desta em toda a Sociedade. A Associação exerce a atividade de policy-making promovendo o Direito de todos à Prevenção e ao Acesso a Serviços de Saúde Mental e nomeadamente, para que a Saúde Mental passe a ser enquadrada em todas as políticas dos domínios público e privado ao nível nacional e regional.

Logo Geral Cofinanciamento_ Forum Contex

No âmbito da Parceria desenvolvida com o Programa de Apoio Financeiro da Direção-Geral da Saúde - Programa Nacional de Saúde Mental (PNSM), o Fórum Saúde Mental é uma Trilogia de três Conferências em que o tema Saúde Mental será abordado em três públicos: Em contexto Laboral, Nas Autarquias e na Academia.

Incluído nesta trilogia estará o debate e a reflexão sobre oportunidades e desafios da saúde mental na população ativa portuguesa na atualidade. 

O objetivo desta Trilogia 2021 é a Promoção da Saúde Mental, sendo esta definida pelas componentes de Advocacy; Awareness e Outreach, materializada através da realização de um conjunto de três Fóruns complementares entre si, repartidos pelo período de um ano, envolvidos numa campanha de sensibilização, sobre a temática da Saúde Mental Positiva (prevenção) e Bem-Estar em três públicos alvo: primeiro Fórum - Saúde Mental em Contexto Laboral, Saúde Mental nos Municípios e Saúde Mental Na Academia. 

Objetivo

Ao final deste ciclo esperamos aumentar o número de pessoas, interessadas,  sensibilizadas e instruídas no tema saúde mental e a urgência e pertinência deste (outreach e awarness). Na área de advocacy, esperamos contribuir, de forma direta, para o reforço de medidas dedicadas à saúde mental ao nível de políticas sociais e públicas.
 
Os três eventos serão localizados fisicamente na Área Metropolitana de Lisboa, nomeadamente no Sul, mas não limitados a esta área geográfica. Com a possibilidade de transmissão dos Fóruns em direto via web, o público é bastante alargado, atuando ao nível local e nacional. No contexto atual de pandemia, a continuidade da execução dos três Fóruns está assegurada.

O primeiro Fórum Saúde Mental em Contexto Laboral está previsto para o dia 6 Maio 2021 no ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa. Carregue no símbolo de cada Fórum para obter todos os detalhes. 

bottom of page