Quando 1 em cada 4 portugueses sofre de uma perturbação mental, algo está mal. No momento, não existem respostas a este desafio e Portugal continua a liderar o ranking europeu, sendo o país com mais doenças mentais por habitante e o maior no consumo de antidepressivos.
Existe em Portugal uma lacuna imensa e intransponível no que se refere à resposta para o diagnóstico e acompanhamento de pessoas com perturbações mentais, a situação agrava-se quando muitos destes doentes são na sua maioria idosos e quando as pressões econômicas sociais e familiares de hoje são cada vez mais exigentes, juntando à situação a falta de resposta aos cuidado de saúde mental, a situação é actualmente intolerável.
A AlertaMente promove e fomenta o Debate Nacional sobre o tema Saúde Mental, quer em termos da sua necessidade quer em termos de Educar para a Saúde Mental. O Debate Nacional permitirá demonstrar a necessidade crítica de aumentar o Orçamento Nacional destinado à prevenção e aos cuidados com a saúde mental.