top of page

A Associação Nacional para a Saúde Mental- AlertaMente fundada em Portugal em Abril de 2018, é uma Organização da Economia Solidária, sem fins lucrativos, apolitica e agente de pressão com capacidade de gerar Debate Público, consciencialização e compreensão do que é Saúde Mental e a necessidade crítica desta em toda a Sociedade. A Associação exerce a atividade de policy-making promovendo o Direito de todos à Prevenção e ao Acesso a Serviços de Saúde Mental e nomeadamente, para que a Saúde Mental passe a ser enquadrada em todas as políticas dos domínios público e privado ao nível nacional e regional.

_edited.jpg

16 Setembro 2021
FÓRUM CULTURAL JOSÉ MANUEL FIGUEIREDO

A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NAS AUTARQUIAS:
RESPOSTAS POLÍTICAS, COMUNITÁRIAS E DE PROXIMIDADE

ORADORES

download.png

SESSÃO DE ABERTURA

Vanessa Agapito.jpg

Mestre de Cerimonias | Vanessa Agapito, Atriz  

Integrou o Conselho Criativo da Associação Nacional em 2020. Desde então tem moderado vários eventos de Policy-making em Saúde Mental. 

É atriz de profissão com uma carreira longa em teatro, televisão e cinema.

Em teatro, trabalhou para várias companhias, tendo iniciado a sua carreira no Grupo de Teatro Alternativo em 2003 onde foi parte do Elenco na peça O Rapaz de Bronze, de Sophia de Mello Breyner Andresen. Até 2005 é atriz na Companhia Teatral do Chiado onde protagoniza várias peças como a Arte do Crime; A Visão de Amy de David Hare e A casa da Boneca de Henrik Ibsen- personagem Nora Helmer. Já no Teatro Experimental de Cascais em 2006, protagonizou a peça Inês de Portugal de Alejandro Casona e seguidamente integrou o elenco na peça Sonho de Uma Noite de Verão, de William Shakespeare. No Teatro Nacional D. Maria II  foi Elenco na peça O Poder da Górgone, de Peter Shaffer. Em televisão, destacam-se a novela Rebelde Way (SIC); a série Juvenil Chiquititas- personagem Susana (SIC); a série Liberdade 21 (RTP). A novela O Último Beijo- personagem Alice (TVI). Participou em várias séries como Cory na Casa Branca (Disney Channel). Série Zombie Hotel (RTP). Série “Moby Dick” (RTP). Série História das Virtudes (RTP). Serie Rebeld Way (RTP 2008-2009). Em cinema, participou no filme O Mal (2008) e  Protagonizou o filme Love in The Age of Fear no Reino Unido (2017). Prémios: Prémio Bernardo Santareno de Teatro na categoria Atriz Revelação (2007).

Rui Garcia_CM Moita_edited.jpg

Rui Garcia | Presidente, Câmara Municipal da Moita 

Rui Garcia, 56 anos, professor, nasceu e reside no Concelho da Moita, licenciado em Ciências Sociais.

Iniciou a atividade autárquica nas eleições de 1982, quando foi eleito para a Assembleia Municipal da Moita. Desde 1985, e nos mandatos seguintes, integrou a Assembleia de Freguesia da Baixa da Banheira. Em 1993 regressa à Assembleia Municipal, onde permanecerá até 1999.

Em 1999 toma posse como Vereador da Câmara Municipal. De então para cá foi responsável dos pelouros de Ambiente e Serviços Urbanos, Urbanismo, Atividades Económicas e Turismo, Desporto e Recursos Humanos. Foi vice-presidente desde 2002 até 2013.

Assumiu a presidência da Câmara Municipal da Moita a 12 de outubro de 2013, pela CDU, e foi reeleito nas autárquicas de 2017.

É, desde 2013, Presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios de Setúbal.

Ta_Foto4.jpg

Telma Almeida | Diretora Executiva, Associação Nacional para a Saúde Mental

Iniciou a sua carreira no terceiro setor no Reino Unido em 2007 no International Year of Planet Earth (IYPE), programa da UNESCO para a sustentabilidade, onde integrou o Comité de Desenvolvimento Científico tendo aqui cogerido 80 Comités Nacionais e a Rede Internacional de Académicos e Cientistas nas várias áreas da sustentabilidade. Em 2010 integra o cargo de Diretora de Desenvolvimento do Planet Earth Institute- UK (PEI), ONG focada na Independência Científica Africana, tendo aqui ocupado vários cargos, terminou o seu contributo em 2017 no cargo de Diretora de Relações Governamentais Africanas. Em 2017 regressa a Portugal, cofunda a Associação Nacional para a Saúde Mental- AlertaMente (2018), onde atualmente é Diretora Executiva do Conselho de Administração. Formada em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa, especializou-se em Marketing na Universidade de Roma- La Sapienza (2005-06). É membro do Board da Mental Health Global Alliance no Reino Unido. 

I CONFERÊNCIA: O PAPEL DAS AUTARQUIAS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL

MX-%2520Photo_edited_edited.jpg

Miguel Xavier | Diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental 

Presidente do Conselho Científico da NOVA Medical School- Faculdade de Ciências Médicas e Professor catedrático de Psiquiatria e Saúde Mental. Chefe de Serviço de Psiquiatria do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de S. Francisco Xavier, CHLO. Coautor do Plano Nacional de Saúde Mental. Diretor Nacional do Programa Nacional para a Saúde Mental (PNSM/DGS).

PAINEL I AS AUTARQUIAS COMO VEÍCULO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL

Antóniosousapereira.jpg

Moderador | António Sousa Pereira, Diretor Jornal Rostos

 

Natural de Vila Real de Santo António, reside no Barreiro há mais de 48 anos. Casado, pai de três filhos.

Frequentou a Faculdade de Letras de Lisboa, no Curso de Filosofia.

Dirigente Associativo e Cooperativo. Distinguido com o Galardão «Barreiro Reconhecido», na área do Associativismo. Distinguido como «Profissional do Ano» pelo Rotary Club do Barreiro. Aposentado como Técnico Superior, da Administração Local.

Foi colaborador e Correspondente de diversos órgãos de informação regional e nacional. Foi Diretor do «Jornal do Barreiro», atualmente é Diretor do jornal «Rostos».

Editou os livros «Sobre o ritmo, sobre a vida…Augusto Cabrita»; «Sentido da Paisagem», «O sonho chamado Liberdade», editou três «Monografias do Associativismo» das freguesias de Coina, Verderena e Palhais, e o livro de reflexão «Fazer Associativismo».

José Manuel Henriques.jpg

Comentador | José Manuel Henriques, ISCTE 

Professor no ISCTE-IUL Instituto Universitário de Lisboa (www.iscte-iul.pt), Doutorado em Economia, Economia do Desenvolvimento, Mestre em Planeamento Regional e Urbano é docente em Economia do Desenvolvimento. É investigador do Centro de Investigação Dinâmia-CET.

Tem vindo a desenvolver pesquisa em planeamento para o desenvolvimento, inovação social, resiliência  territorial, novas formas de governança e avaliação realista no quadro de programas europeus e nacionais de natureza experimental.

foto João Redondo.jpg

João Redondo | Coordenador Regional de Saúde Mental Centro Hospitalar Universitário de Coimbra

Assistente Graduado de Psiquiatria - Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC).

Coordenador do Centro de Prevenção e Tratamento do Trauma Psicológico /Unidade de Violência Familiar, CRI Psiquiatria, CHUC.

Coordenador Executivo da Agência para a Prevenção do Trauma e da Violação dos Direitos Humanos.

Co-Coordenou o Projecto Noite Saudável das Cidades do Centro e Portugal (Maio 2018-Maio 2021)

Foto Raquel Castelo-Branco.jpg

Raquel Castelo-Branco | Diretora do Departamento Municipal de Coesão Social Câmara Municipal do Porto

Maria Raquel Magalhães de Castelo Branco nasceu no Porto em julho de 1969. É licenciada em Engenharia Alimentar pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto e possui um MBA – Gestão e Administração de Empresas. Atualmente desempenha funções de Diretora do Departamento Municipal de Coesão Social da Câmara Municipal do Porto.

PAINEL II A SAÚDE MENTAL DOS TRABALHADORES DAS AUTARQUIAS

Foto_Maria Luísa Lima.jpg

Comentador | Luísa Lima, Presidente Conselho Científico do ISCTE- IUL

Licenciada em Psicologia na Universidade de Lisboa e Doutorada em Psicologia Social do Ambiente pelo ISCTE-IUL (1994), é Investigadora no CIS-IUL e Professora Catedrática no ISCTE-IUL, onde dirige o Mestrado em Psicologia Social da Saúde. Foi diretora da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE (2010-2013), Presidente da Associação Portuguesa de Psicologia e membro de diversos painéis internacionais de avaliação científica (ex., ESF, ERC). O seu percurso de investigação cobre as áreas da percepção e comunicação de riscos associados à saúde e ao ambiente. A sua investigação, publicada em artigos e livros nacionais e internacionais, tem contribuído para destacar o papel da interação social nos comportamentos associados ao risco.
É desde Março 2018 a Presidente da Comissão Permanente do Conselho Científico do ISCTE-IUL. 

Foto_Cristina Pinho.jpg

 Cristina Pinho | Diretora do Departamento de Saúde, Higiene e Segurança da Câmara Municipal de Lisboa

Licenciada em Ergonomia e Pós-Graduação em Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho.

Foi coordenadora do Núcleo de Higiene e Segurança do Departamento de Saúde, Higiene e Segurança do Município de Lisboa durante 8 anos.
É Diretora do Departamento de Saúde, Higiene e Segurança da Câmara Municipal de Lisboa desde Setembro de 2018. 

foto Roberto Della Santa.jpg

Roberto della Santa | Investigador no Observatório para as Condições de Vida e Trabalho da Universidade Nova de Lisboa

É Investigador Integrado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) na Universidade Nova de Lisboa (UNL) desde 2020. Invited Professor do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional na Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 2015. Doutor em Ciências Sociais / Sociologia com Ênfase em Mundo do Trabalho na Universidade do Estado de S. Paulo (UNESP, 2015). Pós-Doutorado em História Moderna e Contemporânea 2019-2020. Ex-Professor Adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2018-2019). Foi Visitantd’Investigació na Facultat de Ciències de la Comunicació(FCC) da Universitat Autònoma de Barcelona (UAB, 2011-2013), Investigador Becario no ConsejoLatinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO-Asdi, Buenos Aires, 2013-2015) e Scholar Grant SwedishInternational Development Cooperation Agency (SIDA, Stockholm). Leciona Relações Laborais no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC-Lisboa) integrante do Grupo de Investigação em Estudos Globais do Trabalho (UNL) e é Coordenador Científico do Observatório para as Condições de Trabalho e Vida (OCVT-UNL).

II CONFERÊNCIA: DEMOCRATIZAÇÃO DA SAÚDE MENTAL: FORMAS DE PROMOÇÃO, ACESSO E MONITORIZAÇÃO DA SAÚDE MENTAL

AllanWhite_foto.png

Allan White | Chairman, Interactive Health

The Well@Being Programme utilizado pelo National Health Service na Escócia 

Alan é presidente do Interactive Health Group Ltd (IHL), na Escócia. Atualmente é doutorando no Instituto de Ciências Aplicadas da Saúde da Universidade de Aberdeen (IAHS). Este doutoramento surgiu após a conclusão, em 2018, de um MRes em Saúde Digital na Universidade Robert Gordon (RGU), e a subsequente liderança da equipa do IHL para concluir um projeto de viabilidade “Inteligente” financiado pelo Desenvolvimento Regional Europeu (FEDER). Tal resultou num trabalho de desenvolvimento de novos algoritmos para uma app inteligente (Well @ Being) de apoio à saúde e o bem-estar de trabalhadores, especialmente os que enfrentam desafios à sua saúde mental. 

O primeiro diploma de Alan é em Belas Artes e, nas últimas três décadas, trabalhou em funções de liderança e no desenvolvimento de conceito para desenhar programas de saúde digital. Muito desse trabalho foi associado ao desenvolvimento de conteúdo local na ex-União Soviética e na África Subsaariana.

PAINEL III CONTEXTO POLÍTICO: A DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE

Paula%2520Domingos_foto_edited_edited.jpg

Moderador | Paula Domingos, Assessora do Programa Nacional de Saúde Mental da Direção- Geral da Saúde

 

Paula Domingos é licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (1992). Recebeu o Prémio BIAL de Medicina Clínica 1992 em co-autoria do estudo “Os Filhos dos Toxicodependentes, Novo Grupo de Risco Bio-Psico-Social”. 

É Mestre em Política Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (2016).

Exerce a sua atividade profissional na área da Saúde Mental desde 1993, tendo trabalhado no sector social e privado.

Atualmente, faz parte da equipa de Assessores do Programa Nacional para a Saúde Mental.

Foto Ana Simoes Ferreira_edited.jpg

Comentador |Ana Simões Ferreira, Advogada especialista em Assuntos de Contratação Pública e de Regulação da Saúde, Abreu Advogados 

É advogada desde 2003, integrou a Abreu Advogados em 2011 e é advogada principal desde 2019, trabalhando essencialmente em assuntos de contratação pública e de regulação nas áreas do ambiente e da saúde.​

Conta com uma vasta experiência na área da saúde, com especial intervenção em licenciamentos de unidades privadas de saúde e na condução da relação entre estas e as entidades reguladoras e outras entidades públicas. Tem ainda larga experiência no acompanhamento de várias entidades públicas em procedimentos de contratação pública e execução contratual, maioritariamente relacionados com empreitadas, incluindo modificações aos contratos e pedidos de reposição do equilíbrio financeiro do contrato. Apoia também entidades privadas em processos de contratação com entidades públicas, colaborando na elaboração das propostas. Em ambos as situações, presta também apoio em ações judiciais.

Manuela Calado.jpg

Manuela Calado | Membro do Conselho de Administração da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis 

Maria Manuela Calado, nasceu em Lisboa, mas sempre viveu no concelho do Seixal. Licenciada em Biologia, com especialidade em Virologia, Mestre em Parasitologia Médica e Doutorada em Ciências Biomédicas.

O seu percurso académico iniciou-se em 1997 com a entrada no Instituto de HIgiene e Medicina Tropical/Universidade Nova de Lisboa como Assistente da Disciplina de Helmintologia e Malacologia Médicas. Atualmente é Professora Auxiliar da Unidade de Ensino e Investigação de Parasitologia Médica.

As suas principais áreas de interesse são Helmintologia e Malacologia Médicas; o papel dos moluscos de água doce, a influência das alterações climáticas na transmissão de doenças, as parasitoses zoonóticas (re)emergentes; entre outras.

Tem participado em vários projetos de investigação nestas áreas e orientado vários estudantes de pós-graduação; com várias publicações na área. É membro de várias associações cientificas.

No Poder Local, desempenhou funções como Presidente da Junta de Freguesia (1998-2001) e Presidente da Assembleia de Freguesia (2001-2013) da freguesia de Aldeia de Paio Pires.

Atualmente, desempenha funções na Câmara Municipal do Seixal, como Vereadora com as áreas da Cultura, Habitação, Desenvolvimento Social, entre outras. Faz parte do Conselho de Administração da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis (RPMS) e do Conselho Executivo da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD).

Carla%20Baptista%20FOTO_edited.jpg

Carla Madaleno | Direção Técnica, Associação Nacional para a Saúde Mental 

Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia do Trabalho e das Organizações. Detentora de formação especifica em Avaliação Psicológica, Saúde Ocupacional, Coaching Psicológico, certificada com Certificado Europeu de Psicologia Europsy (clinical and Health | Work & Organisation), como formadora profissional pelo IEFP e Técnica Superior de Segurança e Saúde no Trabalho pela ACT.
Pertence aos quadros da AP, tendo exercido funções em vários organismos públicos, sendo que nos últimos anos está dedicada ao exercício da clínica privada e da consultadoria. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

 

Integrou a direção da equipa técnica da AlertaMente no final de 2019. 

Vivina Nunes_CM Moita_edited.jpg

Vivina Nunes | Vereadora dos Assuntos Sociais e Recursos Humanos da Câmara Municipal da Moita

Vivina Nunes, 58 anos, Educadora de Infância, nasceu no Alto Alentejo e reside no Concelho da Moita desde os 5 meses de idade, licenciada em Educação de Infância com especialização em expressões: plástica, físico-motora, dramática e musical. Formada em Prática Psicomotora “Aucouturier” nas áreas de educação, reeducação e terapia.

Iniciou a atividade autárquica nas eleições de 1993, quando foi eleita para Assembleia de Freguesia de Alhos Vedros integrando o Executivo da Junta de Freguesia. Em 1997, integrou a Assembleia de Freguesia de Alhos Vedros – órgão deliberativo e em 2001 regressa ao Executivo da Junta de Freguesia de Alhos Vedros.

Em 2005 toma posse como Vereadora da Câmara Municipal da Moita. De então para cá foi responsável dos pelouros de Bibliotecas, Desporto, Cultura, Movimento Associativo, Juventude, Administração Geral e Finanças Educação, Assuntos Sociais e Recursos Humanos.

Atualmente é responsável pelos pelouros de Assuntos Socias, Educação e Recursos Humanos.

SESSÃO DE ENCERRAMENTO

Foto_Maurício Fernandes.jpg

Maurício Fernandes | Conselho Executivo, Associação Nacional para a Saúde Mental

Especialista em economia comunitária com mais de 15 anos de experiência em engajamento comunitário e no desenvolvimento de parcerias na Europa, África e América do Sul, nomeadamente no âmbito da cooperação South-South e Global-South para o desenvolvimento científico. 

Pensador crítico positivo e orientado para resultados com capacidade demonstrada de pesquisa em campos interdisciplinares, oferece contribuições estratégicas para diversos elementos de programas baseados na comunidade.
Doutorado pela Middlesex University, UK; Investigador convidado na University of British Columbia, CA (2019) e Investigador Integrado do DINAMIA-CET, ISCTE-IUL.

É co-fundador e membro do conselho executivo da Associação Nacional para a Saúde Mental.

bottom of page