top of page

A Associação Nacional para a Saúde Mental- AlertaMente fundada em Portugal em Abril de 2018, é uma Organização da Economia Solidária, sem fins lucrativos, apolitica e agente de pressão com capacidade de gerar Debate Público, consciencialização e compreensão do que é Saúde Mental e a necessidade crítica desta em toda a Sociedade. A Associação exerce a atividade de policy-making promovendo o Direito de todos à Prevenção e ao Acesso a Serviços de Saúde Mental e nomeadamente, para que a Saúde Mental passe a ser enquadrada em todas as políticas dos domínios público e privado ao nível nacional e regional.

Logo Academia_Cofinanciamento DGS.jpg

A SAÚDE MENTAL NA ACADEMIA:
O DESAFIO DO ENSINO SUPERIOR

2 FEV 2022 |QUARTA-FEIRA | 09H-17H 

logo-fpul-horizontal-simplificado-1.jpg

ORADORES

SESSÃO DE ABERTURA

Vanessa Agapito.jpg

Mestre de Cerimonias | Vanessa Agapito, Atriz  

Integrou o Conselho Criativo da Associação Nacional em 2020. Desde então tem Apresentado e intrepertado o papel de Mestre de Cerimónias nos eventos de Policy-making em Saúde Mental. 

É atriz de profissão com uma carreira longa em teatro, televisão e cinema.

Telmo Mourinho Baptista_edited.jpg

Telmo Mourinho Baptista | Diretor da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

 

Professor Auxiliar na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, da qual é presentemente director.  Doutorado em Psicoterapia pela Universidade de Lisboa. Psicólogo. Psicoterapeuta em prática privada.Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Especialidade avançada de Psicoterapia. 

Presidente da Associação Portuguesa de Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa (APTCCI), foi presidente da European Federation of Psychologists’ Association (EFPA)(2015- 2019). Fundador e primeiro bastonário da ordem dos Psicólogos Portugueses (2010-2016).

Ta_Foto4.jpg

Telma Almeida | Diretora Executiva, Associação Nacional para a Saúde Mental

Iniciou a sua carreira no terceiro setor no Reino Unido em 2007 no International Year of Planet Earth (IYPE), programa da UNESCO para a sustentabilidade, onde integrou o Comité de Desenvolvimento Científico tendo aqui cogerido 80 Comités Nacionais e a Rede Internacional de Académicos e Cientistas nas várias áreas da sustentabilidade. Em 2010 integra o cargo de Diretora de Desenvolvimento do Planet Earth Institute- UK (PEI), ONG focada na Independência Científica Africana, tendo aqui ocupado vários cargos, terminou o seu contributo em 2017 no cargo de Diretora de Relações Governamentais Africanas. No final desse ano regressa a Portugal, cofunda a Associação Nacional para a Saúde Mental- AlertaMente (2018), onde atualmente é Diretora Executiva do Conselho de Administração. Formada em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa, especializou-se em Marketing na Universidade de Roma- La Sapienza (2005-06). 

I CONFERÊNCIA A PROMOÇÃO: SAÚDE MENTAL POSITIVA 

Alexandra Marques Pinto.jpg

Comentador | Alexandra Marques Pinto

Professora Associada da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e investigadora do Centro de Investigação em Ciência Psicológica desta universidade.

As suas áreas de investigação e ensino centram-se no estudo dos processos de adaptação em diversos contextos e populações de risco; e no desenho e avaliação de
programas de promoção da saúde psicológica e do bem-estar.

Conceição Almeida.jpg

Conceição Almeida | Assessora do Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde

Psicóloga Clínica e da Saúde. 

Assessora do PNSM para Promoção e Prevenção, Infância e Adolescência. 

Membro Titular Didata da Sociedade Portuguesa de Psicanálise.

Coordenadora da secção portuguesa da Association Européenne de Psychopathologie de l'Enfant et de l'Adolescent (AEPEA).

Experiência profissional nas áreas das Toxicodependências, Crianças em Risco, Cuidados de Saúde Primários.

Docência universitária na área da Psicologia Criminal e Comportamento Desviante.

II CONFERÊNCIA SAÚDE MENTAL COMO ESTRATÉGIA DE SAÚDE PÚBLICA

Silja Voolma.jpg

Silja Voolma | Interactive Health

Dr. Silja-Riin Voolma is a Cambridge-educated behavioural psychologist with over a decade of experience in designing behaviour change interventions and implementing digital health products and services across the startup, private, and government sectors. Silja was the Head of Personalised Medicine in her home country of Estonia and designed the digital talent attraction strategy for the government of Singapore. Recently, Silja delivered the business case for attracting digital talent into the health and social care sector in Scotland with the IHL group and Digital Health & Care Innovation Centre. Silja's approach to behaviour change centres on theory and evidence-based techniques supporting intrinsic motivation, autonomy and individual choice in intersectional contexts of change.

PAINEL I O IMPACTO DA PANDEMIA NOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR

sofiasantos_fmh_2022.jpg

Moderador | Sofia Santos 

Professora Auxiliar na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa. Membro integrado da UIDEF - Instituto da Educação. Áreas de atuação: Educação Inclusiva e Reabilitação Psicomotora. Lecionação e investigação no campo da Dificuldade Intelectual. Autora/coautora de vários artigos em revistas especializadas, livros e capítulos. Consultora, Revisora e Editor Associado de entidades/revistas nacionais e internacionais. Prémios: AAIDD International Award 2016; Prémio Cientifico CGD Universidade Lisboa 2017, e menção honrosa na 1ª edição do Prémio de Investigação Cientifica da área da Reabilitação Dra. Maria Lutegarda (AFID) 2019.

Foto Rothes.png

Inês Rothes | Coordenadora do Plano de Prevenção do Suicídio da Universidade do Porto e Lisboa

Inês Areal Rothes é psicóloga, com especialidade em psicologia clínica e da saúde e em psicologia comunitária, é mestre em Intervenção psicológica e doutorada em psicologia pela Universidade do Porto, é investigadora integrada no Centro de Psicologia da Universidade do Porto, onde desenvolve estudos em Suicidologia (suicídio e sua prevenção) e saúde mental pública. Tem diversas publicações nestas áreas e está envolvida em vários projetos de investigação e intervenção

Claudio Fernandes_edited.jpg

Claúdio Fernandes | Coordenador do Gabinete de Apoio Psicopedagógico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Cláudio Pina Fernandes, Psicólogo desde 1995, tem desenvolvido a sua carreira em torno da psicologia clínica e do desenvolvimento de competências transversais. É actualmente o coordenador Gabinete de Apoio Psicopedagógico (GAPsi) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Para além da actividade clínica, é docente e formador na área do desenvolvimento de competências transversais e da psicoterapia.

Waiting photo logo.jpg

Graça Andrade | Presidente da Direção da Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior

Doutorada em Psicologia da Saúde é Presidente da Direção da  Rede de Serviços de  Apoio Psicológico no Ensino Superior (RESAPES). Exerce a sua atividade na Escola Superior de Tecnologia da Saúde-IPL, onde foi Vice-Presidente, Diretora de Departamento e é membro do Gabinete de Apoio ao Estudante e Diplomado desta instituição. Investigadora na área da Psicologia da Saúde, tem vários trabalhos publicados relacionados com intervenção psicológica com estudantes do Ensino Superior.  Exerceu durante 15 anos a atividade de psicoterapeuta. É membro da European Health Psychology Society.

PAINEL II A REALIDADE DA SAÚDE MENTAL NA ACADEMIA E NA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

Ana Pinto Coelho_edited.jpg

Moderador | Ana Pinto Coelho 

Licenciada pelo IADE em Marketing e Publicidade, diplomada em Adictions Couselling pela Universidade de Oxford, é conselheira em dependências químicas e comportamentais e também a diretora e curadora do Festival Mental - Cinema, Artes e Informação, que visa promover a literacia em saúde mental através da cultura. 

É produtora, investigadora e trabalha regularmente na área das indústrias culturais, comunicação e relação com os média.

Barbara Carvalho_edited.jpg

Bárbara Carvalho | Presidente da Direção da Associação Nacional de Bolseiros de Investigação Científica

Bárbara Carvalho é bolseira de doutoramento em ciências musicais na Universidade Nova e desde Junho de 2020 preside à ABIC – Associação de Bolseiros de Investigação Científica.

Ana Costa Freitas_edited.jpg

Ana Freitas | Reitora da Universidade de Évora 

Elected as Rector of the University of Évora on March 22rd 2018. 

2002 – Habilitation, Chromatographic Methods applied to the Food Industry, University of Évora, Unanimously Approved. 

1988 - PhD, Food Biotechnology, University of Évora, approved with Distinction and Honor.
1978 - BACHELOR in Agronomy, Institute Superior of Agronomy (School of Agriculture), UTL (former Universidade Técnica de Lisboa, current University of Lisbon).

mjChambel_edited.jpg

Maria José Chambel | Pró-Reitora da Universidade de Lisboa

Maria José Chambel é professora associada com agregação na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, onde lecciona no âmbito da Psicologia do Trabalho e das Organizações. È pró-reitora da Universidade de Lisboa com o pelouro da Psicologia das Organizações e promoção da saúde ocupacional. É membro do Centro de Investigação em Ciências Psicológicas da Universidade de Lisboa e tem participado e coordenado vários projectos de investigação. Os seus principais interesses de investigação incluem análise da contexto de trabalho de trabalho e da sua influência no stress e bem-estar dos trabalhadores. No ano de 2017 foi galardoada com o Prémio Científico da Universidade de Lisboa, na área da psicologia. Em 2019-21 foi Membro do Grupo de Trabalho Técnico-científico para a elaboração do 3º Guia Técnico de Saúde Ocupacional relativo à vigilância da saúde dos trabalhadores expostos a fatores de risco psicossociais, por nomeação da Direção Geral da Saúde - Equipa de Coordenação do Programa Nacional de Saúde Ocupacional. Atualmente é a Investigadora Responsável de dois projetos financiados pela FCT: As dinâmicas da fronteira entre o trabalho e família em empregos não tradicionais - PTDC/PSI-GER/32367/2017; Processo de liderança e saúde ocupacional dos bombeiros: Desenvolvimento de um programa de intervenção - PCIF/SSO/0054/2018.

III CONFERÊNCIA O IMPACTO DA ORGANIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES NA SAÚDE MENTAL

Duarte Rolo_edited_edited.jpg

Duarte Rolo | Investigador no Observatório para as Condições de Vida e Trabalho da Universidade Nova de Lisboa

Formado em Psicologia Clínica pela Universidade de Paris-Descartes e doutorado em psicodinâmica do trabalho pelo Conservatoire National des Arts et Métiers. Maître de Conférences (Professor Associado) na Université de Paris. Membro do Observatório das Condições de Vida e de Trabalho e investigador integrado no Dinâmia CET (ISCTE-IUL). Membro do Instituto de Psicodinâmica do Trabalho, da Associação Internacional dos Especialistas em Psicopatologia e Psicodinâmica do Trabalho e do Comité editorial da Revista Travailler.

CONFERÊNCIA CONCLUSÃO DA TRILOGIA DA SAÚDE MENTAL 

Paula%2520Domingos_foto_edited_edited.jpg

Paula Domingos | Assessora do Programa Nacional de Saúde Mental da Direção- Geral da Saúde

 

Paula Domingos é licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (1992). Recebeu o Prémio BIAL de Medicina Clínica 1992 em co-autoria do estudo “Os Filhos dos Toxicodependentes, Novo Grupo de Risco Bio-Psico-Social”. 

É Mestre em Política Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (2016).

Exerce a sua atividade profissional na área da Saúde Mental desde 1993, tendo trabalhado no sector social e privado.

Atualmente, faz parte da equipa de Assessores do Programa Nacional para a Saúde Mental.

SESSÃO DE ENCERRAMENTO

Célia-Figueira_edited.jpg

Célia Figueira | Coordenadora do Gabinete de Apoio Psicopedagógico ao Estudante da Faculdade de Psicologia e do Instituto de Educação

 

Licenciada em psicologia desde 1990. Mestre em Ciências da Educação, especialização em psicologia da aprendizagem. Doutorada em Psicologia da Educação com o tema da Relação entre Práticas de Voluntariado e Bem-Estar no Ensino Superior.

Psicoterapeuta certificada pela Associação Portuguesa de Psicoterapias Comportamental Cognitivas.

Coordenadora do Gabinete de Apoio Psicopedagógico ao Estudante da Faculdade de Psicologia e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa desde 2006.

Membro fundador da RESAPES_ Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior.

foto Maria Melo.JPG

Maria Melo | Psicomotricista no Hospital Garcia de Orta | Colaboradora na Associação Nacional para a Saúde Mental

Licenciatura e Mestrado em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa e uma pós-graduação em Neuropsicologia Clínica. Desenvolveu a sua experiência profissional e conhecimento científico na área da saúde mental, tendo trabalhado como psicomotricista em diferentes contextos e conta com várias comunicações e publicações. Participou como consultora técnica na AlertaMente na organização dos três fóruns de saúde mental e atualmente é psicomotricista no Hospital Garcia de Orta.

bottom of page