top of page
Política & economia
Saúde Mental em Tempo de Eleições (Legislativas)
Image by Parker Johnson

O Impacto das Eleições na Saúde Mental e vice-versa

Os fatores que facilitam o ambiente social e a saúde são variados e vão muito além dos cuidados médicos.

 

A política tem “uma mão na maioria dos fatores, de uma maneira ou de outra. "Quase tudo o que experimentamos é tocado pelo governo", diz Barry Burden, professor de ciência política e diretor do Centro de Pesquisa de Eleições da Universidade de Wisconsin (UW)- Madison nos EUA. “Estradas, ar, impostos, medicamentos, filmes, custo de livros didáticos e o limite de velocidade do ciclomotor são alguns exemplos.” ​​Embora possam não afetar imediatamente a biologia individual, estes afetam o ambiente social em que nos encontramos, afetando posteriormente o nosso estado de saúde. Tom Oliver, professor de ciências da saúde da população na Faculdade de Medicina e Saúde Pública da UW, diz: "de maneira geral, a maneira como melhoramos a saúde pública tem que vir de muitas áreas e precisamos olhar para além dos cuidados de saúde"

 

Os impactos da votação e das decisões políticas afetam quase todas as facetas da vida quotidiana, da segurança, à habitação, à educação e até à nossa saúde. Contamos com programas governamentais o tempo todo", diz Chris Wells, professor associado da Escola de Jornalismo e Comunicação de Massa que estuda a participação política entre os jovens. "Tanto é assim que muitas vezes os tomamos como garantidos."

 

A relação entre saúde e votação é bem pesquisada e recíproca. "Pesquisas mostram que quanto mais saudável você é, maior é a probabilidade de votar", diz Burden. Por sua vez, também há pesquisas que mostram que o voto pode realmente tornar as pessoas mais saudáveis. "Quando uma pessoa está envolvida com a vida cívica, é social, eficaz e participante", diz Burden.

Depressão e Participação Política

A depressão é um fenómeno político, na medida em que tem fontes e consequências políticas. A depressão reduz a participação. Os indivíduos com depressão não têm motivação e capacidade física para votar e de se envolverem em outras formas de participação política devido a problemas somáticos e sentimentos de desesperança e apatia. Análises, usando dados transversais e longitudinais, mostram que a participação dos eleitores e outras formas de participação diminuem à medida que a gravidade do humor deprimido aumenta. Essas descobertas são discutidas à luz dos direitos da deficiência e dos possíveis esforços para aumentar a participação desse grupo.

A depressão tem sido tipicamente definida em termos dos seus componentes psicológicos e, em menor grau, dos seus componentes sociais. Mas a depressão também pode ser um fenómeno político? Existem várias razões para acreditar que é assim. Primeiro, as fontes de depressão podem ser políticas, pelo menos em parte. O Cirurgião Geral relatou que o principal problema da depressão é a distribuição inadequada do tratamento, e não a falta de tratamento efetivo (Goldman 2000). Os problemas de distribuição são principalmente políticos e económicos. A segunda razão para acreditar que a depressão pode ser um fenómeno político é que tem consequências políticas. Os indivíduos com depressão são menos propensos a participar da política do que os indivíduos sem depressão. A identificação de uma lacuna na participação da depressão soma-se a um crescente corpo de pesquisa que mostra que indivíduos com problemas de saúde e deficiências físicas e mentais têm uma voz desigual no processo político (Schur et al. 2002, Schur & Adya 2013, Pacheco & Fletcher 2014) Também levanta questões sobre outras consequências políticas da depressão. Os indivíduos com depressão são menos confiantes, menos eficazes ou menos interessados ​​em política? Os indivíduos com depressão têm atitudes distintas daqueles sem depressão?  O fato das fontes e das consequências da depressão terem contornos políticos é ainda mais ampliado pelo fato da depressão e seu tratamento serem distribuídos de maneiras sociais e políticas - mulheres, minorias raciais e pobres têm maior probabilidade de relatar sintomas de depressão (Accortt, Freeman & Allen 2008, González et al., 2010).

 

Em outras palavras, indivíduos de grupos politicamente sub-representados sofrem desproporcionalmente de depressão, pelo menos em parte devido a barreiras ao tratamento que estão parcialmente enraizadas na política. A depressão facilita e reforça as desigualdades políticas existentes em termos de género, raça e classe. De fato, é difícil concluir que a depressão não é um problema político premente quando quase um quinto dos americanos, muitas vezes de origem desfavorecida, relatam sofrer depressão em algum momento de suas vidas.

Agradecemos esta Investigação/ Scientific Paper ao Prof. Dr. Christopher Ojeda Pennsylvania State University;

Corresponding Author: Ph.D. Candidate, The Pennsylvania State University, Department of Political Science, da Universidade da Pensilvânia nos EUA, a investigação completa pode ser lida aqui.  

Reportando a Portugal lançamos o repto: Qual a correlação entre a Depressão e a Abstenção?

 

Este será um dos próximos temas a ser investigado pela AlertaMente, pelo que de momento estamos dedicados à Investigação em Saúde Mental e Território: The role of communities engaging municipalities for the endogenous development of mental health and well-being policies; on the WHO's Portuguese healthy cities network, em conjunto com membros do conselho executivo da AlertaMente, o centro de Investigação do Centro Universitário de Lisboa- ISCTE e a Universidade de British Columbia – UBC, Canadá.

Participação Cívica pode Melhorar a Saúde Mental

A participação na vida cívica é uma maneira de melhorar o bem-estar social. Sentimentos de conexão e pertença mudam a maneira como os indivíduos interagem com o mundo ao seu redor. A importância de participar na vida comunitária em relação à saúde. A conexão social é realmente importante para a saúde física (ao saírem já estão a promover alguma forma de exercício, nem que seja andar) e muito mais para a saúde mental, pois o capital social relaciona-se com um ideal subjacente que pode determinar o status da saúde (o relacionar-se com os outros, estar inserido na comunidade, ao não estar isolado mas sim participativo e ativo promove a saúde mental).

O Modelo Social Ecológico de Saúde é uma maneira de visualizar essa ideia. O modelo sugere que a saúde de um indivíduo é determinada não apenas por sua biologia e escolhas individuais, mas também pela comunidade em que vive, pelos sistemas com que interage e pelas normas sociais que moldam as suas realidades. "A saúde começa com os genes que herdamos dos nossos seus pais, mas desenvolve-se manifestando a forma como você é afetado pelo seu ambiente social", diz Tom Oliver, professor de ciências da saúde da população na Faculdade de Medicina e Saúde Pública da UW .

SM Social ecological Model.png
The Social Ecological Model. Image credit: Centers for Disease Control and Prevention CDC.gov

Em Portugal, a AlertaMente tem vindo a assistir a um envolvimento cada vez maior por parte de partidos políticos no âmbito da saúde mental. Podemos afirmar que a AlertaMente teve a oportunidade de contribuir com o seu conhecimento, ideias e recomendações para vários partidos, posicionados em sítios distintos no panorama político,  pelo que auferimos que a saúde mental começa a ser um tema com importância política Nacional e transversal a todos, da esquerda à direita. De notar que tais recomendações são na sua maioria advindas da sociedade civil através da participação nos nossos exercícios de Policy Making, tendo sido o último no Instituto Universitário de Lisboa- ISCTE no dia 21 Maio 19, partindo sempre de um ponto de vista social para o científico e político.

 

Como em todas as eleições, os cidadãos portugueses têm o poder de determinar os valores da sociedade em que continuaremos a viver, uma sociedade que afeta quase todas as facetas do nosso dia-a-dia, independentemente da sua visibilidade.

Temos que decidir para onde vamos como país-  moral, económica e politicamente. E isso certamente tem um impacto no bem-estar. Muitas pessoas falam sobre o direito à saúde. Embora não possamos garantir isso, podemos apoiá-lo. Independentemente da aparência desse suporte, seja este direcionado à política de saúde ou de outra forma, as pessoas têm o poder de facilitar não apenas a sua saúde pessoal, mas também os determinantes ao redor deles que podem moldá-lo.

Mais uma vez, A AlertaMente reafirma que estamos dispostos a continuar a colaborar e a desenvolver esforços e contributos com todos aqueles que tenham a vontade de investir numa melhor Saúde Mental, assegurando o Bem-Estar e os índices de Felicidade. O que vem sendo cada vez mais crucial ou não estivesse previsto que a maior causa de incapacidade ao nível global em 2030 estará associada à doença mental, Organização Mundial de Saúde.

-Setembro 2019

 

Vamos Votar!

bottom of page