top of page
Política & Economia 
ORÇAMENTO DE 88 MILHÕES DE EUROS DESTINADOS
À SAÚDE MENTAL

Segunda-feira, 10 de Outubro, marcou o Dia Mundial da Saúde Mental, com o lema Tonar a saúde mental e o bem-estar uma prioridade global.

A Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental (CNPSM) realizou uma sessão que abordou o tema, contando com a participação do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, da Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, do Coordenador Nacional das Políticas de Saúde Mental, Miguel Xavier e do Presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental, António Leuschner.

O Ministro Manuel Pizarro enfatizou a necessidade de descentralizar a resposta na saúde mental e fortalecer os serviços na comunidade, sublinhando o orçamento de 88 milhões de euros destinados a essa área, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Concretamente, o orçamento destina-se a:

 

  • construir 4 unidades de internamento em hospitais gerais, eliminando a internação de agudos em hospitais psiquiátricos e colocando os pacientes sob cuidados da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI);

  • criar 15 Centros de Responsabilidade Integrados (CRI);

  • requalificar 20 entidades dos Serviços Locais de Saúde Mental (SLSM);

  • criar 40 equipas comunitárias para atingir os rácios médico/habitantes estipulados no Plano Nacional de Saúde Mental (PNSM);

  • alargar o número de lugares na RNCCI destinados à saúde mental;

  • implementar Planos Regionais de Saúde para as Demências, a nível das cinco Administrações Regionais de Saúde (ARS) do território continental.

 

As medidas enfatizam um atendimento descentralizado aos doentes mentais, muitos dos quais apresentam quadros menos graves que podem ser tratados nos cuidados de saúde primários. Na voz do Ministro: "Não passaria pela ideia de ninguém que alguém que tivesse uma dor de barriga, tivesse que ser visto por um cirurgião.” disse o ministro na conferência. 

Mais detalhes sobre o orçamento do PRR voltado à saúde mental podem ser obtidos na Página Recuperar Portugal.

-Outubro 2022

JUNTE-SE A NÓS

Advoga por Melhor Saúde Mental no seu ambiente de trabalho, na sua comunidade, na sociedade? Quer que cada política laboral, económica e social tenha em conta o impacto na sua saúde mental?  Quer que todos tenhamos o mesmo acesso a serviços de saúde mental?  Quer que a saúde mental e bem-estar seja uma área considerada crucial e transversal a toda a sociedade, incluindo na sua rua, no seu município?

bottom of page