top of page

Blogging for Mental Health?

A tendência a que assistimos em Portugal revela que pacientes, cuidadores e até especialistas estão a usar Blogs e outros meios sociais para se ajudarem mutuamente e a si próprios. Muitos pacientes, com experiência de sobra na primeira pessoa, encontraram nos blogs uma das formas de transmitir o que realmente estão a viver a uma audiência que os percebe, pois partilha os mesmos desafios- tornaram-se bloggers ávidos, escrevem para informar e muitas vezes educar as pessoas, atingindo comunidades inteiras, sobre as condições de saúde mental e ao mesmo tempo trabalhando nos seus próprios desafios.

Visto que novas formas de inclusão estão em prática, espaços digitais dedicados que permitem a partilha e o alívio da doença e perturbação mental, a AlertaMente, continuará a ser o palco e a dar palco a estas novas formas de ativismo junto das instituições e organismos responsáveis. Transmitindo de modo político, as inquietações e necessidades e propondo novas formas de resolução destes desafios que reflictam todos aqueles que sofrem ou podem vir a sofrer de doença mental. Queremos respostas articuladas, transversais e para todos. Bloggers são e representam vários ativistas- comunidades, e desta forma tem que estar incluídos no debate e na resposta.


O espaço Blog da AlertaMente, iniciado em 2018, é um espaço dedicado aos bloggers especializados em saúde mental que já postam nas nossas plataformas sobre temas da área da saúde mental. Os temas expostos, muitas vezes vividos na primeira pessoa, tem um impacto dramático nos dias correntes, desta forma tem que ter visibilidade, têm que ser reconhecidos, aceites e delineadas novas estratégias que permitam ultrapassar estes desafios que hoje na sua grande maioria, estão associados à doença mental. (em 2030 será a terceira causa mundial de incapacidade- WHO).


A AlertaMente convida todos os Bloggers dedicados à Saúde Mental a publicarem e contribuirem oferecendo ideias, sabedoria e apoio.


82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page