Artes & Experiência Pessoal 
Navegantes pela Saúde Mental
Conheça o Autor 

“Navegantes”, obra de Pedro Miguel Melo, vem a lume para abordar uma questão que diz respeito a todos: a saúde mental.

O trabalho artístico é composto por um livro de poesias com ilustrações e fotos; um EP de quatro músicas e quatro videoclipes que combinam os poemas e músicas com cinema, dança e performance.

Encontramos uma obra unificada em diferentes linguagens, em busca e representação da dimensão da saúde mental, um assunto complexo que exige formas variadas de expressão e comunicação. Os temas abordados incluem solidão, bipolaridade, depressão, esquizofrenia. Mas o trabalho não se apega somente aos aspectos sombrios, havendo uma busca de beleza e esperança. 

 

Trata-se, portanto, de uma jornada de superação que reconhece o aspecto sombrio das emoções, mas que também aponta para uma nova conexão consigo mesmo e com o mundo. Navegantes somos todos nós por mares tempestuosos, e mesmo com barcos de papel é possível encontrarmos a bonança.

Em entrevista com a AlertaMente, o artista explica que há um duplo objetivo na obra: chegar a quem quer que “se sinta sozinho e incompreendido”, bem como “colocar a sociedade para ver esse assunto com outros olhos”, quebrando tabus e abrindo espaço para a empatia, a escuta e o diálogo.

O aspecto transversal do tema torna-se claro no videoclipe de lançamento, Navegantes (Parte I), cuja letra expressa: “A saúde mental não tem rosto, não tem cor, raça, pele; não sabe idioma, não tem sabor, não se vê, mas só se nos fecha os olhos”.

cover navegantes.jpg

Pedro Miguel Melo, é formado em engenharia mecânica e define-se como “autodidata criativo”, demonstrando um vivo interesse por vários ramos artísticos  incluindo música, literatura, dança, teatro e performance – todos reunidos na obra Navegantes.

A inspiração para este trabalho que reunide tantas artes e tecnicas está na experiência pessoal do autor, na busca de criar símbolos e dar forma ao período difícil e sombrio por ele vivenciado. Mas a obra apresenta as trevas tanto quanto almeja a luz, como já evidencia o videoclipe de Navegantes (Parte I). O barco de papel torna-se o símbolo que melhor representa a fragilidade e esperança que mobiliza todo o trabalho.

A obra “Navegantes” encontra-se à venda em www.navegantes.lojasonlinectt.pt. Estão incluídos o livro de poesias e um cartão USB contendo o EP e os videoclipes. No site oficial também se encontram os canais de contacto do autor, Instagram, Twitter e Facebook.

-Outubro 2022

JUNTE-SE A NÓS

Advoga por Melhor Saúde Mental no seu ambiente de trabalho, na sua comunidade, na sociedade? Quer que cada política laboral, económica e social tenha em conta o impacto na sua saúde mental?  Quer que todos tenhamos o mesmo acesso a serviços de saúde mental?  Quer que a saúde mental e bem-estar seja uma área considerada crucial e transversal a toda a sociedade, incluindo na sua rua, no seu município?