A Associação Nacional para a Saúde Mental- AlertaMente fundada em Portugal em Abril de 2018, é uma Organização da Economia Solidária, sem fins lucrativos, apolitica e agente de pressão com capacidade de gerar Debate Público, consciencialização e compreensão do que é Saúde Mental e a necessidade crítica desta em toda a Sociedade. A Associação exerce a atividade de policy-making promovendo o Direito de todos à Prevenção e ao Acesso a Serviços de Saúde Mental e nomeadamente, para que a Saúde Mental passe a ser enquadrada em todas as políticas dos domínios público e privado ao nível nacional e regional.

No contexto nacional o estado de saúde mental da população geral indicava que um em cada quatro residentes sofria de doença mental. Na população ativa, um em cada três trabalhadores estava em risco de esgotamento nervoso- burnout.

 

O estado de saúde mental dos portugueses está a agravar-se diariamente perante as várias alterações decorrentes do estado de pandémico, incluindo novas realidades de trabalho. É neste âmbito, que a liderança das empresas deve ser proactiva e não deve ficar no desconhecimento ou impasse. Do ponto de vista social corporativo, pôr em prática este tipo de avaliação promove o exemplo do papel das empresas na prevenção e promoção da saúde mental. Do ponto de vista empresarial, a Gestão da Saúde Mental do coletivo das organizações torna-se nos dias de hoje uma ferramenta da apoio à gestão, sendo que os recursos humanos são sem dúvida o ativo mais valioso. 

A Gestão da Saúde Mental nas Organizações permite avaliar, prevenir e melhorar a Saúde Mental e Bem-Estar dos colaboradores e famílias, levando ao consequente e natural aumento da felicidade e da  produtividade.

Com uma Metodologia inovadora e cientificamente certificada, a AlertaMente desenvolveu uma abordagem de Gestão da Saúde Mental nas Organizações em 3 passos:

GESTÃO DA SAÚDE MENTAL

NAS ORGANIZAÇÕES

  1. Avaliação dos Riscos Psicossociais
    Relatório Anual de Saúde Mental e Bem-Estar 
    Avaliar anualmente o Estado do Bem-Estar e de Saúde Mental da Organização ao longo de toda a Cadeia Produtiva. 

     

  2. Formulação de Respostas
    Mitigar os desafios atuais e prevenir tendências futuras.
     

  3. Acompanhamento Psicossocial
    Respostas psicológicas individuais e/ou em grupo  vocacionadas aos desafios assinalados.

A pandemia COVID-19 trouxe consigo alterações profundas na vida das pessoas, no quotidiano familiar, no trabalho e nas organizações. A incerteza, a ansiedade e o medo contribuem diretamente para o aumento das perturbações e doenças mentais.  A AlertaMente está a auxiliar Organizações Parceiras na resolução de problemas psicossociais em contexto laboral ao nível coletivo e individual. Temos disponível uma resposta imediata para os colaboradores afetados e para a prevenção e mitigação de riscos psicossociais iminentes nesta fase. 

Esta intervenção possibilita:

 

  • Gerir emoções (stresse, ansiedade, angústia, medo) em situação de crise.

  • Dar apoio às preocupações e desafios psicológicos dos seus colaboradores em contexto pandêmico.

  • Promover a resiliência psicológica.

  • Reduzir sintomas.

  • Aumento de prazer.

  • Aumento da alegria de viver.

  • Reconhecimento e libertação de emoções

  • Reconhecimento dos problemas psicológicos do colaborador libertando-o de sintomas como a ansiedade e a depressão, promovendo uma mudança positiva de atitudes e de modos de vida.

  • Diminuir a probabilidade de desenvolver problemas de saúde mental na sequência da crise pandemia por COVID-19.

  • Promover o aumento do sentimento de segurança.

  • Orientar para outras entidades de apoio, em caso de necessidade identificada.

  • Apoio na dinâmica conciliação vida profissional com a vida pessoal.