top of page
Política & Economia 

Encontro do Empreendorismo e Inovação Social 2018

A Associação Nacional para a Saúde Mental esteve esta quinta-feira, dia 24 Maio, no Encontro do Empreendorismo e Inovação Social no Centro de Congressos de Lisboa. "O Portugal Economia social 2018" constituiu uma oportunidade para sentir o pulso deste sector, que através da mostra de produtos e soluções ao nível do espaço de reflexão e debate, deu expressão ás iniciativas e dinâmicas de empreendedorismo e de inovação de inúmeros promotores, privados, públicos e cooperativos e mais recentemente, reflectindo a procura dos cidadãos por uma economia mais responsável, solidaria e responsável. 

Entre muitos participantes a Alerta-Mente, teve o prazer de se encontrar directamente com o Director do Banco Europeu de Investimento, Dr. Francisco de Paula Coelho, ao qual apresentamos a Alerta-Mente e onde fomos muito bem recebidos, sendo que nos foram apresentados os Projectos Vencedores do Programa Social Changing Lives, programa ao qual fomos convidados a candidatar-nos devido à inovação social patente na missão da Associação Nacional para a Saúde Mental- que por um lado financia directamente o apoio a famílias ao mesmo tempo que promove o Debate Nacional. 

Entre os vários projectos vencedores, chamou-nos particularmente à atenção o projecto Aprendices Visuales, projecto que se dedica a disponibilizar ferramentas de auxilio visual a crianças que sofram de Autismo, Trissomia entre outras doenças ou perturbações mentais. A Alerta-Mente iniciou uma parceria com as directoras da iniciativa, Miriam Oliva e Amélie Mariage, cujo objetivo á a publicação dos mesmo livros em Português para Portugal. Neste momento os livros em Português podem já ser visualizados em www.aprendicesvisuales.org

No que toca à sociedade civil, tivemos o prazer de nos encontrar com a Sintra Integra, com os Medicos do Mundo e com a Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas com quem possivelmente iremos desenvolver algumas iniciativas conjuntas no futuro próximo. 

No que se refere à Academia fomos recebidos pelo João Campos da Universidade de Aveiro, www.ua.pt/uatec, departamento de Transferencia de Tecnologia, com o qual debatemos a hipótese de ter o seu contributo académico no tema: Tecnologia ao serviço da Saúde Mental. 

-Maio 2018

bottom of page