Organização Sem Fins Lucrativos que tem como objectivo a promoção do Debate Nacional para que a saúde mental passe a ser enquadrada em todas as políticas do domínio público, privado, aos níveis nacional, regional e internacional; o Combate ao Estigma associado ás Doenças Mentais e o Apoio Financeiro ás famílias de pessoas que sofram de perturbações mentais.

1 em cada 3 trabalhadores estão, neste momento, em risco de burnout.

 

Falta de respostas no que se refere ao diagnóstico e acompanhamento dos seus colaboradores? Qual é o nível de Saúde Mental na sua Empresa?

 

Programa Saúde Mental no Trabalho 

Indubitavelmente que a procura de serviços especializados na área da saúde mental são uma lacuna que necessita procurar respostas efectivas e rápidas. As listas de espera em organizações de saúde pública, a falta de recursos humanos em hospitais e centros de saúde e mesmo a falta de foco nas várias áreas da saúde mental, i.e., observar o fenómeno da depressão é diferente de observar a ansiedade ou uma adição, são variáveis que associadas ao nível de estigmatização que existe no mundo ocidental não permitem a pessoas com necessidades a este nível conseguir obter respostas, nem tão pouco ter capacidade emocional para o fazer. entes, juntando à situação a falta de resposta aos cuidado de saúde mental, a situação é actualmente intolerável. 

A Alerta-Mente apresenta a valência da intervenção na área da saúde mental de forma diferente, focando-se no estigma e partindo desse ponto para a actuação na área das várias doenças mentais de forma específica e contextualizada. É Já em 2019 que iremos disponibilizar um Programa dedicado ao contexto das Empresas e dos seus colaboradores. 

A saúde mental é das condições clínicas que menos é reportada - havendo esta necessidade - quando comparada com outras áreas da saúde. Este tipo de fenomenologia apresenta-se não num específico grupo de pessoas e/ou profissões, mas numa escala que se pode generalizar e que se deveria - temos em crer - analisar de forma elegante com o tempo e recursos necessários a fim de efectivamente diminuir dados como os que são conhecidos em Portugal que referem o rácio de 1:3 colaboradores estarem em risco de burnout. Sendo ainda referido por entidades internacionais que Portugal é um dos países onde a intervenção e percentagem de pessoas com necessidades na área da saúde mental é maior.

Heads Together | United Kingdom

The Duke of Cambridge launches 'Mental Health at Work'

Tornar a Saúde Mental numa prioridade Global de Desenvolvimento. World Bank 

Organização Mundial de Saúde prevê que até 2020, os problemas de Saúde Mental serão o segundo maior contribuinte para a carga global de Doenças em todas as idades. FinancialNewsOnline

Capa_edited.jpg

I JORNADAS DA SAÚDE MENTAL DA ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA  

A AlertaMente realiza anualmente as Jornadas da Saúde Mental, num formato dinâmico estas conferências assentes num modelo inovador, contam com a participação ativa do público em geral, figuras de renome de vários sectores, líderes empresariais, profissionais da saúde, políticos, influenciadores, Academia, entre outros atores essências ao debate de ideias e criação de sinergias. São um espaço de networking e de debate público em que o público em geral tem a oportunidade de dialogar em direto com quem de direito, desde deputados da Assembleia Nacional a presidentes e vereadores do Tecido Governativo Local, diretores da Segurança Social, diretores de várias Secretarias de Estado, desde a secretaria de estado da Saúde à Segurança Social, vários órgãos do Plano Nacional para a Saúde Mental, diretores clínicos de hospitais públicos e privados, CEOs de empresas que têm como objetivo colaboradores felizes e motivados,  laboratórios, a Academia, investigadores e cientistas, outras Organizações Não Governamentais na área da Saúde Mental, entre muitas outras partes que se juntam para debater ideias e lançar soluções para um problema que nos afeta a todos, infelizmente sem exceção.

Movimento Cover.png

MOVIMENTO PARA A SAÚDE E BEM-ESTAR

 

Movimento Cívico que promove a Saúde Mental e o Bem-Estar de quem sofre de perturbações mentais temporárias ou permanentes e suas famílias. Contemplando os profissionais de saúde, as suas condições de trabalho, frustração e o seu estado mental perante tal carga. Os cuidadores informais e a sua falta de reconhecimento, exaustão e a capacidade financeira exigida. Entre tantas outras pessoas que por razões diversas precisam de expor e falar e o sistema não oferece esse canal. O canal é este, aqui e agora. Um grupo que se faça ouvir em todas as instâncias necessárias para garantir direitos, prevenir perturbações mentais, desmistificar e acabar com o estigma e tabu, um grupo que pretende criar as condições políticas e sociais para atingirmos o bem-estar para todos. Vamos mudar a conversa?

Image by David Klein

BLOGGERS NETWORK

 

A nossa Network reúne um conjunto de contribuidores de factos científicos e sociais, opiniões e visões de especialistas com pensamento de ponta sobre Saúde Mental. Cada um deles ajuda-nos a mapear a nossa jornada para que todos, sem exclusão, tenham acesso à Saúde Mental de forma gratuita e de maneira digna. 

AlertaMente: Associação Nacional para a Saúde Mental

Organização Sem Fins Lucrativos | NIPC: 514877430 | CAE Principal: 94995

© 2018 alertamente.org

All Rights Reserved​