​Uma Parceria com a Alerta-Mente é contribuir diretamente para a melhoria substancial da Saúde Mental em Portugal, eliminando preconceitos e tabus, deixando de ser indiferente para passar a ser parte da solução. 

 

A Saúde Mental tem que melhorar substancialmente e muito rápido em Portugal. Os impactos são de tal ordem que 1 em cada 4 Portugueses já sofreram ou sofrem de alguma perturbação mental. Tal tem impactos familiares, económicos e sociais devastadores. Esta situação tem que mudar e rápido.

Cada vez mais, governos tem verbas muito limitadas para um problema de que não se fala. A sua ajuda é critica em duas frentes paralelas, a Promoção do Debate Nacional, falar sobre o tema Saúde Mental de forma transparente e aberta, por forma a que o tema Saúde Mental comece a ter lugar no topo da Agenda Política Nacional- a Saúde Mental é um desafio que afecta milhares de famílias e que necessita de uma resposta política forte e enquadrada na realidade do dia a dia de quem sofre de doenças ou perturbações mentais e da família que, na esmagadora maioria, o ajuda e suporta a todos os níveis de forma privada; e Apoio Financeiro Direto a Famílias, onde a sua ajuda é ainda mais crítica, é no apoio direto a famílias que lutam com dificuldades financeiras para fazer face ás inúmeras limitações com que se deparam diariamente e para as quais não há resposta.

OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS DA ALERTAMENTE E PARCEIROS

A Alerta-Mente está alinhada com o Plano de Ação de Saúde Mental (2013-2020) da Organização Mundial de Saúde (OMS) e com as Linhas de Ação Estratégica para a Saúde Mental e o Bem-Estar na Europa (EU), aprovadas em Bruxelas em Janeiro 2016, sendo que estabeleceu como objectivos estrategicos:​​​

SAÚDE MENTAL

FAMÍLIAS

MOVIMENTOS

PARCERIAS

DIREITOS HUMANOS

INTEGRAÇÃO

COOPERAÇÃO

UNIVERSAL

Image by Adam Jang

 #CAMPANHA PELA SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR

Image by Ben White

COMBATE AO ESTIGMA

jordan-whitfield-112404-unsplash.jpg

SAÚDE MENTAL NO TRABALHO 

A nossa Network reúne um conjunto de contribuidores de factos científicos e sociais, opiniões e visões de especialistas com pensamento de ponta sobre Saúde Mental.

Cada um deles ajuda-nos a mapear a nossa jornada para que todos, sem exclusão, tenham acesso à Saúde Mental de forma gratuita e de maneira digna. 

AlertaMente: Associação Nacional para a Saúde Mental

Organização Sem Fins Lucrativos | NIPC: 514877430 | CAE Principal: 94995

© 2018 alertamente.org

All Rights Reserved​

Seixal Saudável

O Projeto Seixal Saudável é um projeto de desenvolvimento da saúde no município do Seixal, que se realiza através de parcerias entre diversas instituições do concelho. Surge no âmbito do Movimento das Cidades Saudáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS), sustentando-se na Rede Europeia de Cidades Saudáveis, da qual o Seixal é membro desde 1998, e na Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis, a qual coordena sob o ponto de vista político e técnico desde 2002.

Go to link