DEBATE PÚBLICO

Promove-mos o Debate Nacional para que o tema Saúde Mental seja revisto dentro do Sistema Nacional de Saúde e no âmbito da Agenda Politica Nacional, relativamente à sua importância na sociedade.

 

Hoje em dia,  em que existem vários pontos de pressão cada vez mais difíceis de conciliar e gerir, como a pressão financeira, pressão profissional, a pressão familiar e social, e até demográfica, como uma população envelhecida que requer um cuidado redobrado na prevenção e no cuidado continuado, é necessário falarmos e revermos planos por modo a responderem ás necessidades reais. 

Portugal padece de muitos dos males comuns ao espaço europeu no que toca á Saúde Mental, o preocupante é que em muitas áreas lídera o ranking.

A SAÚDE MENTAL TEM QUE ESTAR PREVISTA EM TODAS AS POLÍTICAS: NO DOMÍNIO PÚBLICO, PRIVADO, POLÍTICAS INTERNACIONAIS, REGIONAIS E NACIONAIS. 

TODAS AS DECISÕES DEVEM TER EM CONTA OS EFEITOS QUE AS MEDIDAS PODEM TER NA SAÚDE MENTAL DA POPULAÇÃO

É FUNDAMENTA QUE HAJA MAIS CONHECIMENTO SOBRE SAÚDE MENTAL PARA QUE SE REDUZA O FOSSO QUE EXISTE ENTRE AS DECISÕES E O IMPACTO DESTAS. 

Decretado pela União Europeia 

Organização Sem Fins Lucrativos que tem como objectivo a promoção do Debate Nacional para que a saúde mental passe a ser enquadrada em todas as políticas do domínio público, privado, aos níveis nacional, regional e internacional; o Combate ao Estigma associado ás Doenças Mentais e o Apoio Financeiro ás famílias de pessoas que sofram de perturbações mentais.

Tem como principal objetivo reflectir sobre as necessidades presentes ao nível da saúde mental dos cidadãos portugueses e residentes, por modo a que estas constem articuladamente, de forma transversal e multidisciplinar, numa resposta política Nacional.

 

Na atualidade, a situação agravasse dia para dia, a urgência dita que esta matéria conste no topo das prioridades da agenda política nacional.

 

Hoje em dia, em que existem vários pontos de pressão cada vez mais difíceis de conciliar e gerir, como a pressão financeira, pressão profissional, a pressão familiar e social, com a pressão demográfica a agravar a situação visto uma população envelhecida que requer um cuidado redobrado na prevenção e no cuidado continuado, é necessário falarmos e revermos planos por modo a respondermos ás necessidades reais.

Por modo a exercer e a dar a exercer um Direito que nos assiste a todos a AlertaMente promove o Debate Público e o “Fazer Política Participativa, Policy Making, cujo objetivo é, partindo de um ponto de vista social para o científico e político, dar voz à sociedade civil.

A AlertaMente realiza anualmente as Jornadas da Saúde Mental, num formato dinâmico estas conferências assentes num modelo inovador, contam com a participação ativa do público em geral, figuras de renome de vários sectores, líderes empresariais, profissionais da saúde, políticos, influenciadores, Academia, entre outros atores essências ao debate de ideias e criação de sinergias. São um espaço de networking e de debate público em que o público em geral tem a oportunidade de dialogar em direto com quem de direito, desde deputados da Assembleia Nacional a presidentes e vereadores do Tecido Governativo Local, diretores da Segurança Social, diretores de várias Secretarias de Estado, desde a secretaria de estado da Saúde à Segurança Social, vários órgãos do Plano Nacional para a Saúde Mental, diretores clínicos de hospitais públicos e privados, CEOs de empresas que têm como objetivo colaboradores felizes e motivados,  laboratórios, a Academia, investigadores e cientistas, outras Organizações Não Governamentais na área da Saúde Mental, entre muitas outras partes que se juntam para debater ideias e lançar soluções para um problema que nos afeta a todos, infelizmente sem exceção.

Todas as possíveis decisões políticas devem ter em conta os efeitos e impactos que as medidas podem ter na saúde mental da população. É também fundamental gerar mais conhecimento sobre saúde mental para que consigamos reduzir o fosso que existe entre a tomada de decisão e o impacto destas.

PROMOÇÃO

SAÚDE MENTAL

INFORMAÇÃO

& EDUCAÇÃO

DEBATE NACIONAL

VOZ À

SOCIEDADE CÍVIL

EMPOWERMENT

CONFERÊNCIAS

POLÍTICA PARTICIPATIVA

NETWORKING

Image by Adam Jang

 #CAMPANHA PELA SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR

Image by Ben White

COMBATE AO ESTIGMA

jordan-whitfield-112404-unsplash.jpg

SAÚDE MENTAL NO TRABALHO 

Cooperativa do Bem-Estar 

Saúde Mental para Todos

Consulta Bem-Estar

Serviços de saúde Mental

AlertaMente: Associação Nacional para a Saúde Mental

Organização Sem Fins Lucrativos | NIPC: 514877430 | CAE Principal: 94995

© 2018 alertamente.org

All Rights Reserved​