top of page

A Associação Nacional para a Saúde Mental- AlertaMente fundada em Portugal em Abril de 2018, é uma Organização da Economia Solidária, sem fins lucrativos, apolitica e agente de pressão com capacidade de gerar Debate Público, consciencialização e compreensão do que é Saúde Mental e a necessidade crítica desta em toda a Sociedade. A Associação exerce a atividade de policy-making promovendo o Direito de todos à Prevenção e ao Acesso a Serviços de Saúde Mental e nomeadamente, para que a Saúde Mental passe a ser enquadrada em todas as políticas dos domínios público e privado ao nível nacional e regional.

Lift Your Wellness- Programa de Apoio Psicológico Individual

Angola & Cabo Verde

 

O Lift Your Wellness é um Programa de Apoio Psicológico Individual em Parceria com a Associação Nacional para a Saúde Mental, dedicado aos colaboradores da PwC nos territórios de Angola e Cabo Verde.

 

Esta iniciativa é abrangida pelo Programa #bewellworkwell, onde é dado um enfoque muito alargado às questões da saúde mental, tema crítico para a PwC que tem vindo a promover mais ações, assumindo estas cada vez maior destaque nas nossas vidas pessoais e profissionais. A PwC tem abordado de forma transversal os principais aspetos relacionados com o bem-estar mental, estratégias e ferramentas de autoconhecimento, bem como formas de ultrapassar situações mais complexas a este nível e de apoiar terceiros.

 

Todas estas ações e iniciativas do coletivo, a saúde mental em contexto laboral, são sem dúvida muito importantes mas, em determinadas circunstâncias poderemos necessitar de um apoio e acompanhamento mais personalizado. É neste âmbito que a PwC lança agora o Lift Your Wellness - Programa de Apoio Psicológico Individual que disponibiliza apoio e acompanhamento psicológico personalizado, regular e efetivo a todos os colaboradores que simplesmente necessitem. Este acompanhamento será entregue pela Associação Nacional para a Saúde Mental- AlertaMente, por forma a garantir que todos os temas de ética deontológica e confidencialidade se encontram assegurados. O programa prevê também sessões alargadas de discussão de tópicos de saúde mental em contexto laboral.

 

Para iniciarmos o Lift Your Wellness, teremos uma sessão informativa e de discussão sobre o tema a Saúde Mental no Trabalho- os desafios, uma sessão que é relevante para todos nós e que, acima de tudo, nos prepara e dá ferramentas úteis do ponto de vista individual, mas também fortalece a nossa capacidade para reconhecer estados psicológicos em terceiros e, se necessário, intervir. Nesta sessão falaremos também sobre este projeto de acompanhamento individual, o seu funcionamento, acesso e benefícios.

Como parte integrante do programa, a AlertaMente disponibilizará sessões online com os nossos especialistas, aberta a todos os colaboradores, onde serão abordados vários temas da Saúde Mental nas Organizações como o Burnout, o Presentismo mas também a Gestão de Conversas Difíceis e Conflitos. Um leque de temas que irá permitir reconhecer um desafio psicológico e adquirir skills para o prevenir.

Já disponível está o Lift Your Wellness um acompanhamento personalizado e dedicado de intervenção psicológica junto dos profissionais da PwC permitindo:

 

Apoio e promoção de estratégias nas perturbações emocionais e/ou de comportamento:
 

  • Ansiedade;

  • Depressão;

  • Luto;

  • Fobias | Traumas;

  • Dependências;

  • Situação de crise e pós crise;

Promoção de estratégias de desenvolvimento de competências cognitivas e emocionais:
 

  • Autorregulação emocional;

  • Potenciar a Resiliência e o Bem estar;

  • Superar dificuldades de atenção, concentração, entre outras.

Promoção de estratégias de desenvolvimento de competências profissionais
 

  • Relacionamento interpessoal;

  • Dificuldades de adaptação;

  • Situações de recovery por doença ou função/cargo;

  • Promover a autoeficácia e o sentimento de realização;

  • Apoio na conciliação da vida pessoal e vida profissional;

 

Apoio ao desenvolvimento de competências sociais de vida, do bem-estar e da saúde psicológica;

Apoio em preocupações e desafios psicológicos dos colaboradores e familiares em contexto pandêmico e pós pandémico;

Avaliação, diagnóstico e encaminhamento para outros apoios e/ou intervenções.

bottom of page